×

Alagoas

Entrega de caminhões muda a vida de produtores no Vale do Mundaú

Sete grupos de pequenos agricultores pertencentes ao Arranjo Produtivo Local Fruticultura do Vale do Mundaú comemoram o aumento da comercialização de frutas graças à aquisição de caminhões que têm impulsionado o desenvolvimento da região.

A iniciativa é do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), que realizou, entre 2012 e 2014, a entrega de sete caminhões para integrantes do APL Fruticultura do Vale do Mundaú. Os automóveis trouxeram grandes mudanças para os produtores, principalmente porque não dependem mais do pagamento de transporte até o local de comercialização.

Segundo a gestora do APL, Valdelane Tenório, a venda das frutas aumentou em mais de 50% após o recebimento dos caminhões. “O custo médio de um frete dos municípios da região até a capital é de R$ 700. Com os caminhões, a margem de lucro é muito maior para os produtores, que não precisam mais custear o frete e com isso têm mais estímulo para produzir e comercializar”, afirmou.

O investimento na aquisição dos caminhões beneficiou sete grupos de fruticultores e chegou a R$ 840 mil, valor financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os veículos têm capacidade de armazenamento de até 20 toneladas e são usados pelas cooperativas Cooplal (Santana do Mundaú), Ecoduvale (Santana do Mundaú), Aproagro (Branquinha), Associação dos Mini Produtores do Vale da Pelada (União dos Palmares), Cooperativa Copaiba (Ibateguara), Associação Caldeirões (São José da Laje) e Coopervale (União dos Palmares).

Para o presidente da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima do Vale do Mundaú (Cooplal), Antônio Carlos de Souza, o transporte facilitou o trabalho das entidades. “Nossa produção de laranja é muito grande e o transporte também precisava ser. Muitas vezes nós tínhamos a carga, mas não tínhamos como levar até a cidade para comercializar, daí todo o produto ficava parado. Com o caminhão, podemos transportar para capital sem pagar frete, o que aumentou nossa renda”, explicou.

APL Fruticultura no Vale do Mundaú

O APL Fruticultura no Vale do Mundaú faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae/AL. O grupo integra as cidades de Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares e Murici. Além disso, o APL é o terceiro maior produtor de laranja lima do Nordeste.