Aconteceu na noite de ontem, 18 de julho, no Memorial da América Latina (SP), a cerimônia de encerramento da 8ª edição do Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo, que começou no dia 12 deste mês. O brasileiro “Entre vales”, de Philippe Barcinski, exibido na mostra Contemporâneos, concorreu com cerca de 90 filmes de 13 países e levou o prêmio do Prêmio do Público e o Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano, concedido exclusivamente a coproduções, no intuito de estimular a produção de obras realizadas em conjunto por dois ou mais países. Uma parceria entre Brasil, Uruguai e Alemanha, o longa de Barcinski narra a jornada de Vicente, pai e marido dedicado, no processo de superação de perdas. “Entre vales” tem previsão de estreia para setembro, com distribuição da Imovision.
Em comemoração aos 40 anos da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, a ABD-SP promoveu, juntamente com o festival, um programa de consultoria de projetos destinado a produções de realizadores residentes no Estado de São Paulo. O programa selecinou dez projetos, que tiveram acompanhamento durante o evento, e premiou dois deles com bolsas de estudo na escola FocoBr. “Histórias de Ninar”, de Fernando Timba, foi escolhido o melhor projeto de curta-metragem de ficção, e “Epifania”, de Rogério Pixote, foi considerado o melhor projeto de curta documentário.
Também foram premiados os filmes “Epecuén”, de Verena Kuri e Sofia Brockenshire, e “Tinha Tanto Medo”, de Martina López Robol, ambos argentinos, na Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect; e receberam menções as coproduções “Fora de Hora” (Argentina/Colômbia/Noruega), de Barbara Sarasola-Day, e “AninA” (Uruguai/Colômbia), de Alfredo Soderguit.
O Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo ainda exibe hoje, às 16h, no Cinusp Paulo Emilio (Rua do Anfiteatro, 181 – Cidade Universitária), os filmes “Invasores”, de Marcelo Toledo, e “Vitrola”, de Charly Braun, e às 19h,”A ópera do cemitério”, de Juliana Rojas, e “E além de tudo me deixou mudo o violão”, de Anna Muylaert.
Para saber mais, acesse o site oficial do Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo.
