×

Alagoas

Entidades têm acesso a edital para receber sementes

Representantes de entidades rurais participaram da assinatura do termo aditivo sobre capacitação para bancos comunitários de sementes

Os representantes de seis entidades vinculadas aos agricultores familiares tiveram acesso, na manhã desta sexta-feira (14), ao Edital 005/2010, publicado desde dezembro no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que disciplina as normas para recebimento de sementes em 2011.

Eles estiveram em Maceió para a assinatura do termo aditivo referente à continuidade da capacitação dos agentes que estarão envolvidos na implantação e gestão de 600 bancos comunitários de sementes. Pelo termo aditivo, as entidades têm até o dia 31 de julho deste ano para concluir a capacitação de 600 comunidades que vão receber esses bancos.

Na oportunidade, a coordenadora da Comissão Estadual de Sementes, Mércia Braga, e a diretora de Projetos Especiais da Seagri, Cristina Cavalcante, alertaram para a finalização do prazo para que as entidades entreguem suas propostas, de acordo com o edital, formalizando seu pedido de sementes.

O prazo se encerra no próximo dia 29 de janeiro e a proposta pode ser entregue na sede da Seagri, em Maceió, ou em uma das nove gerências regionais, nos seguintes municípios: Porto Calvo, União dos Palmares, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Batalha, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Maceió.

“Quem não tiver acesso à internet para conferir o edital, retirar a proposta e preencher, pode ir a um escritório da Seagri para fazer isso. Lá os editais já estão impressos, com as propostas que devem ser preenchidas com algumas informações, entre elas a quantidade de agricultores que vão receber as sementes, a área que será plantada e o nome completo da entidade”, orientou Mércia Braga.

Ela coordena a comissão que vai receber todas as propostas de pedidos de sementes. “Em seguida, as entidades serão avisadas de sua aprovação, da data e do local onde poderão retirar as sementes”, avisou Mércia Braga. Segundo ela, a previsão é que a entrega dos seis tipos de sementes – milho, feijão, algodão, mamona, sorgo e arroz – comece em março.

Bancos de sementes

As entidades que estiveram representadas na assinatura do termo aditivo sobre a capacitação para bancos comunitários de sementes são as seguintes: Cooperativa dos Bancos Comunitários de Sementes (Copabacs), Federação das Associações Comunitária de Ouro Branco (Facob), Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador Rui Palmeira (Cactus) e Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf).

O endereço eletrônico da Seagri, no qual entidades e prefeituras podem ter acesso ao Edital 005/2010 e aos anexos do edital – que são as propostas para solicitação de sementes – é o seguinte: http://www.agricultura.al.gov.br/. Outras informações sobre a entrega das propostas pelo telefone (82) 3315-1373.