Representantes empresas, entidades e instituições de ensino reunidas nesta quarta-feira (23/06), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), criaram um movimento unificado para atuar na arrecadação de donativos, triagem e encaminhamento aos órgãos estatais responsáveis pela distribuição.
O chamado Movimento Solidário irá colocar à disposição da população postos de arrecadação e centralizar o que for coletado na Faculdade Maurício de Nassau, na Ponta Verde, onde estudantes farão a triagem das doações. De lá, um caminhão cedido pelo Cesmac levará os donativos para a quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), no Farol, que servirá como central de recepção das doações. Outras entidades disponibilizaram veículos menores para serem utilizados pelo Movimento.
Um comitê integrado por representantes de cinco entidades se reunirá diariamente na Faculdade Maurício de Nassau para traçar estratégias de atuação. Outro ponto importante da reunião foi priorizar os pedidos de doação de água mineral, produtos de higiene em geral e para parturientes e recém nascidos, utensílios de cozinha, botijões de gás, alimentos prontos para o consumo (enlatados e leite em caixa e em lata), roupas, sapatos, colchões, travesseiros, lençóis e agasalhos. A central do Movimento Solidário poderá ser contactada pelo telefone 3215 5240 (Sueli Maria).
A reunião contou com a presença do tenente-coronel José Cláudio Gomes e do tenente-coronel Carlos Roberto Santos, da Defesa Civil, que apresentaram aos presentes as principais necessidades enfrentadas e informaram como a ajuda poderá ser realizada. Segundo eles, as maiores dificuldades estão em fazer triagem das doações recebidas e transporte para as áreas atingidas. Eles também afirmaram que voluntários podem atuar na área de triagem, bastando para isso se apresentar à Defesa Civil.
O diretor-geral do Ministério do Desenvolvimento Social, Marcelo Resende, também participou da reunião. Segundo ele, o ato cívico de solidariedade das entidades é de fundamental importância para ajudar o governo a socorrer as vítimas das enchentes no Estado.
Os representantes da Defesa Civil lembraram que também são recebidas doações em dinheiro em duas contas abertas pelo Corpo de Bombeiros: Banco do Brasil, agência 3557-2, conta corrente 5241-8, e na Caixa Econômica Federal, agência 2735, operação 006, conta 955/6.
PONTOS DE COLETA
Associação Comercial de Maceió – Jaraguá
Associação do Ministério Público Estadual – Jacarecica
Cesama – Arapiraca
Cesmac – Farol
Clube da OAB – Jacarecica
COC – Ponta Verde
Colégio Galileu – Poço
Creci – Farol
Facima – Farol (ao lado do Extra)
Fal – Jaraguá
FAT – Via Expressa
Fits – Jacarecica
Igreja de São Gonçalo – Farol (e demais paróquias nos bairros)
Maurício de Nassau – Ponta Verde
Ordem dos Advogados do Brasil – Centro
Sindicato dos Jornalistas de Alagoas – Prado