×

Alagoas

Entidades apresentam propostas para programa de Polícia Comunitária


Representantes de 12 secretarias de Estado, incluindo as titulares da Mulher e Direitos Humanos (Roseana Cavalcante de Freitas, a Rosinha da Adefal), Esporte, Lazer e Juventude (Cláudia Petuba), se reuniram nesta sexta-feira (23), no Palácio República dos Palmares, para dar continuidade ao Programa de Polícia Comunitária, que faz parte da política de prevenção de segurança pública do governo

Conforme divulgado pelo governador Renan Filho na última sexta-feira (16), a polícia não trabalhará sozinha no processo. E as bases comunitárias serão as primeiras beneficiadas. Na capital existem seis, localizadas no Selma Bandeira, Osman Loureiro, Jacintinho, Vergel do Lago, Carminha e Santa Maria – áreas com altos índices de criminalidade.

De acordo com o coordenador do programa, major Alexandre Ferreira, da Polícia Militar, as áreas de atuação se comprometeram em apresentar ações de trabalho para os primeiros 100 dias de governo. As secretarias envolvidas são: Assistência e Desenvolvimento Social; Cultura; Defesa Social e Ressocialização; Esporte, Lazer e Juventude; Infraestrutura; Mulher e Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas; Trabalho e Emprego; Saúde, Educação e Gabinete Civil.

Segundo a secretária Claúdia Petuba é cada vez mais importante a presença das ações governamentais no cotidiano da população. “Para poder garantir os direitos da comunidade, a compreensão de que o governo precisa estar in loco faz toda diferença, pois dessa forma eles serão, de fato, atendidos e respeitados. Principalmente em Maceió que vem crescendo muito, e como sabemos, o deslocamento é um dos agravantes para se lesar os direitos,” ressalta a secretária.

Durante a reunião, cada representante apresentou ações específicas de sua área atuação. Ficou estabelecido ainda que na próxima quinta-feira (29), o mesmo programa, incluso em mais de uma secretaria, se reunirão em grupos de trabalho.
A secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suruagy e a secretária adjunta de Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues também participaram da reunião.