O Brasil registra cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano, sendo que 5 mil levam à morte. Com esse elevado número, ocupamos a 4ª posição dos países com mais acidentes laborais, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. Você sabia que o uso de controles remotos industriais, controladores e a automação industrial dos processos contribui para aumentar a segurança?
Os recursos tecnológicos ficam cada vez mais sofisticados, ajudando a tornar as atividades mais práticas, simples e seguras. A maioria das fábricas conta com etapas perigosas para o trabalhador, aumentando o risco de acidentes. A solução mais eficiente para evitar danos é investir na tecnologia.
Como a tecnologia ajuda na segurança?
A máquina executa as tarefas consideradas perigosas ou ajuda os empregados a se sentirem mais seguros. Como exemplo, podemos citar os controles remotos industriais. São dispositivos que tem a função de controlar as ações dos equipamentos, sendo que podem ser operados à distância.
Com isso, a pessoa não precisa subir na cabine da máquina para programar. Além da questão da praticidade, o trabalhador se sente mais seguro dando os comandos com pé no chão e a uma certa distância. Outra vantagem associada a isso é que o operador consegue ter uma visão melhor usando os controles remotos industriais para sistemas robóticos, gruas, pontes rolantes, aumentando a segurança e precisão.
Vale lembrar que há diversas aplicações de controles remotos industriais. E não é só o acionamento controle remoto industrial que tem essa lista de vantagens. Inteligência artificial, anemômetro e outros tantos recursos podem ser empregados nas fábricas para otimizar os processos.
NR-12
Visando garantir a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, existe a Norma Regulamentadora 12. Basicamente, ela define requisitos que precisam ser seguidos para prevenir acidentes, doenças, entre outros. Especificar o uso dos equipamentos, determinar o nível de segurança, treinar os empregados, analisar riscos são algumas das medidas.
Além disso, a NR-12 também determina o princípio da Falha Segura. Isso faz com que as empresas tenham atenção aos equipamentos, impedindo o descontrole das máquinas.
Principais causas de acidentes nas indústrias
Como já foi dito, as indústrias contam com processos que exigem cuidado e atenção. Os responsáveis precisam seguir as normas e ter boas condutas para diminuir o risco de acidentes.
Separamos algumas das principais causas de acidentes:
● não usar equipamentos de proteção individual ou não usar da forma correta;
● falta de treinamento;
● não seguir instruções;
● ausência de fiscalização.
