×

Sergipe

Ensino à Distância é um dos Projetos Estratégicos do TJSE

Atingir o índice de 80% de servidores capacitados por meio de ensino à distância – EAD até 2014. Este é o objetivo do Projeto de Implantação do Ensino à Distância, da Escola de Administração Judiciária – ESAJ, que é um dos projetos incluídos no Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Sergipe. O EAD consta entre as ações sugeridas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o fomento do uso dos instrumentos de educação à distância e a sua priorização com a finalidade de capacitar um maior número de servidores.

De acordo com Sidney Silva, membro do grupo gestor do projeto e design instrucional em EAD da ESAJ, o TJSE iniciou o estudo para a implantação de cursos à distância em 2006 com o de técnicas de digitação. “O processo evoluiu e o EAD em 2009 foi colocado no planejamento estratégico”, relatou.

Sidney Silva informou que o primeiro passo foi a capacitação da equipe responsável pelo projeto na ESAJ. “Fomos preparados para planejar e construir os cursos na plataforma virtual”. O próximo passo é o início dos cursos para o 2º semestre deste ano. “Em parceria com o CNJ serão disponibilizados os cursos à distância em gestão de processos, gestão estratégica com BSC, gerenciamento de projetos e o de desenvolvimento de competências gerenciais. Num futuro bem próximo serão criados e oferecidos cursos específicos para a nossa realidade”, comemorou.

Segundo o gestor do projeto e Chefe do Setor de Administrativo da ESAJ, José Antônio Batista, os benefícios com a implantação dos cursos à distância são significativos. “Serão reduzidos custos com impressão de apostilas, energia, deslocamento e diárias para servidores, serão capacitados um maior número de servidores por curso, já que não existirá limitação física para cada turma, além de não ser necessária a retirada do servidor da sua unidade de trabalho para a capacitação”, explicou.

O Projeto de Implantação do Ensino à Distância gera impactos muito positivos também para a prestação jurisdicional. “Os servidores capacitados terão como consequência um melhor atendimento. O projeto prevê também a disponibilização de cursos à distância para a sociedade”, finalizou Sidney Silva.