Força, garra e imponência são as características que melhor definem o grupo que se apresentará no Projeto Engenho de Folguedos desta quarta-feira (15), às 20h, nos Jardins do Museu Palácio Floriano Peixoto. A apresentação contará com a participação especial do mestre Nivaldo Abdias, do Guerreiro Campeão do Trenado.
O Guerreiro Leão Devorador foi fundado no ano de 1987 pelos saudosos mestres dona Vitória e Jayme de Oliveira. Em 2007, Mestra Vitória foi incluída na lista de Registro do Patrimônio Vivo do Estado, ao lado de grandes mestres e mestras que dedicaram suas vidas à preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular das suas comunidades.
Com o falecimento de dona Vitória, em 2008, e recentemente do mestre Jayme em agosto deste ano, o guerreiro passou a ser coordenado por Anadeje da Silva, filha de dona Vitória. Segundo a presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas, Josefina Novaes, a mestre era uma referência da cultura popular. “Era uma das mais autênticas e foi a única mulher que, no Guerreiro, fazia o personagem Índio Peri”, disse Josefina
Anadeje dançou guerreiro desde pequena, incentivada por sua mãe. Hoje ocupa o lugar de rainha e comanda o grupo, com sua experiência assimilada durante o tempo em que dançou com grandes mestres como Zé Pequeno e Joana Gajuru. “O grupo Guerreiro Leão Devorador existe há mais de doze anos. Ele pertencia a minha mãe, Mestra Vitória. Hoje estou no comando. Somos quase trinta pessoas”, falou Dona Anadeje, que já se apresentou em São Paulo, Salvador e Recife.
O grupo ganhou o Prêmio de Cultura Popular do Ministério da Cultura, em 2008, inscrito através da Secretaria de Estado da Cultura. “A assessoria prestada pela Secult aos folguedos alagoanos tem se convertido em grandes conquistas, como a premiação em editais”, ressaltou Osvaldo Viégas, secretario de Estado da Cultura.
O Projeto Engenho de folguedos é realizado pela Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) através de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), sempre às quartas-feiras, a partir das 20h, no Museu Palácio Floriano Peixoto. A entrada é franca.
Enviar por e-mailImprimir Download PDF Enviar por e-mail
A matéria pode ser enviada para até 5 pessoas. Os e-mails devem ser separados por ponto-e-vírgula.
Enviar para:
Seu nome:
Seu e-mail:
Comentários: