Visita a escola aconteceu na manhã desta terça-feira, 25 de abril
Uma comitiva formada por engenheiros e vereadores, capitaneada pela secretária municipal de Educação, Cintya Alves da Silva, visitou na manhã desta terça-feira, 25 de abril, a sede da Escola Municipal Professor Douglas Apratto Tenório, no bairro de Santo Antônio, conhecido historicamente como “Barro Vermelho”.
De acordo com o engenheiro civil e calculista, Valmir Barros, com a visita foi possível perceber que os problemas que comprometem a estrutura do prédio são ocasionados, em sua maioria, pela falta de escoamento das águas pluviais, o que tem causado sérios danos e, até mesmo, afundamento do solo na localidade.
“95% dos problemas detectados na escola são provocados pelo solo. Por isso, antes de iniciarmos qualquer trabalho no local solicitamos que seja feita uma sondagem, um estudo do solo, para averiguar a real situação dele. Pretendemos também com esse estudo verificar quanto precisa para fincar vigas metálicas ou de concreto para reforçar a estrutura do prédio”, declarou o engenheiro em conversa com nossa redação.
O engenheiro afirmou também que paralelo a esse serviço e a drenagem, a escola também necessita da instalação de calhas para que a água possa escoar pelo local correto, não mais causando rachaduras na estrutura do prédio que é formado por mais de 15 cômodos, sendo 12 salas de aula.
Pressionados pela secretária Cintya Alves, que cobrou agilidade da equipe técnica, os engenheiros garantiram que depois que receberem o relatório da sondagem precisam de apenas dois dias para apresentarem um parecer definitivo. “Resolvendo esse problema do solo, a gente consegue avançar muito e sanar outras situações como rachaduras e infiltrações”, complementou Valmir Barros.
A secretária acompanhou atenta todo o processo de vistoria e fez um apelo para que os problemas encontrados na escola sejam todos resolvidos, e de forma definitiva, para que o prédio possa voltar a servir a comunidade no mais curto espaço de tempo possível. “Vamos apoiar a decisão que vocês tomarem, pois queremos essa escola reformada o mais rápido possível. Vamos fiscalizar intensamente para que tudo seja feito de maneira que esses problemas não voltem a prejudicar a comunidade escolar. Queremos soluções definitivas para que a escola volte a funcionar em seu prédio próprio já no segundo semestre de 2017”, finalizou.
Os vereadores Marcelo Pereiro, Ernande Pinheiro, Fagner Matias e Júnior do Tó, o Coordenador Geral de Educação, Enaldo Zacarias de Jesus, e o diretor da escola, Marciel Pinheiro Costa, também acompanharam os trabalhos da comitiva na escola que é de fundamental importância para aquele que é o bairro mais antigo de Penedo.
