×

Penedo

Engenheiro da Codevasf recebe título de Cidadão Honorário de Penedo

Alexandre Delgado reside há 12 anos no município

O engenheiro de pesca Alexandre Delgado, lotado na 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é o mais novo Cidadão Honorário de Penedo (AL). O título foi entregue pela Câmara de Vereadores do município no sábado (18), como reconhecimento ao empenho do empregado da Codevasf em projetos que estão gerando desenvolvimento no município e na região.

“Esse título é antes de tudo um reconhecimento ao trabalho executado pela Codevasf, que é um trabalho não somente meu, mas de vários colegas. O reconhecimento também se deve a resposta às demandas de associações, cooperativas e parlamentares. Isso me traz muita alegria, porém, traz também muita responsabilidade. Receber um título como o de Cidadão Honorário de Penedo é o reconhecimento de toda uma população e da classe política, o que me deixa muito orgulhoso”, declarou o engenheiro de pesca da Codevasf e agora cidadão honorário de Penedo.

Morando há quase 12 anos na cidade, ele afirmou que já se sentia um cidadão penedense e que o título reforça esse sentimento. “Cheguei em Penedo em janeiro de 2003. Desde então, sinto-me penedense, pois a partir do momento em que escolhi viver na cidade, sou cidadão do município. Ver meu trabalho reconhecido me trouxe mais responsabilidade”, comentou Delgado.

Perfil

Alexandre Delgado é engenheiro de pesca formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele também é economista e possui pós-graduação em Piscicultura pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Delgado trabalha na Codevasf desde agosto de 2001 e já atuou em diversos setores da empresa como a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural na sede da Codevasf em Brasília (DF), a 5ª Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas (GRR/UDT) e o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (5ª CII).

Entre os projetos dos quais Delgado esteve à frente estão a estruturação de atividades aquícolas no Baixo São Francisco alagoano, com repasse de tanques-rede a produtores familiares, associações e cooperativas e a implantação de unidades de beneficiamento de pescado; apoio a estruturação da atividade de bovinocultura leiteira com a implantação de tanques de resfriamento de leite em municípios alagoanos; fortalecimento da agricultura familiar em municípios da área de atuação da Codevasf em Alagoas por meio do repasse de máquinas e implementos agrícolas; implantação de unidade de beneficiamento de leite de cabra; apoio às atividades produtivas como a produção de sabonete de cabra no município de Maravilha; implantação, reforma e modernização das casas de farinha; regularização ambiental de projetos de piscicultura no Baixo São Francisco alagoano; desenvolvimento da produção de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba; e distribuição de espécies nativas para produtores familiares, associações e cooperativas em Alagoas.

A atuação do engenheiro rendeu diversas premiações, como o reconhecimento entregue pela primeira turma formada pelo curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele também recebeu da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL) o reconhecimento pelo apoio dado às cooperativas em Alagoas e a premiação da Cooperativa de Colonização Agropecuária e Piscicultura de Penedo (Coopenedo) pelo apoio a estruturação de atividades produtivas na área de atuação da cooperativa. Em 2014, durante as comemorações pelos 40 anos de criação da Codevasf, foi escolhido funcionário-símbolo da empresa em Alagoas e funcionário destaque da Gerência Regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia no estado.

Atualmente, Alexandre Delgado também integra a Associação dos Engenheiros de Pesca de Alagoas, na qual é membro fundador.