Projeto já está pronto e sede será erguida em regime de mutirão, com a participação de todos da região
Muito se especulou durante vários dias no município de Penedo, após um mau estar envolvendo o Executivo, pela Secretaria de Educação e o Comando da PM baseada na cidade. Várias histórias, o proprietário do imóvel que é alugado para sediar o quartel os despejou? Vai mudar de prédio, ou cidade? Nada disso, a base do 11º BPM continua em Penedo e o sua sede própria, enfim, começa a sair do papel.
Durante cerca de uma hora, entrevistamos o major Joanilson Sampaio, responsável pelo policiamento ostensivo entre os municípios de São Braz e Coruripe, buscando informações sobre os acontecimentos relacionados ao Comando.
O palacete é imponente e fica na Avenida mais valorizada de Penedo, Presidente Getúlio Vargas. Sua sala, no primeiro andar e, para chegar, dois lances de degraus, todos em mármore de carara. Mas, apesar dos detalhes que refletem outrora o apogeu econômico da cidade, o prédio apresenta desgaste, ação do tempo. E não oferece mais estrutura física para suportar um Batalhão.
“Enfim, vamos começar a construir a nossa sede no terreno doado pela Prefeitura no bairro Raimundo Marinho. A alternativa encontrada foi erguer em forma de mutirão. Todos vão participar. Já conseguimos 90 estacas de concreto para cercar a área e oito postes para a iluminação, com um empresário de Penedo. E 100 sacos de cimento, com um comerciante de Piaçabuçu. Além disso, um vereador de Penedo se prontificou em doar a piçarra para as fundações. A inciativa será participativa e todos podem ajudar. Também não podemos esquecer que tudo teve início com o coronel Marcus Aurélio Pinheiro, há época, comandante do BPM de Penedo. E hoje, como comandante do Estado Maior da Polícia Militar de Alagoas, está nos dando suporte para que o município que ele nasceu, tenha a sua tão almejada sede própria para abrigar os militares”, observou o major Sampaio.
“A segurança é dever de todos. Cada um com a sua parcela de contribuição”. Então, o major esclarece que a Prefeitura de Penedo vai limpar o terreno com uma máquina e na parceria, vai ceder um pedreiro e um servente para ajudar na construção. “O prefeito se dispôs em ajudar, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, cedendo dois profissionais. A PM também possui mão de obra em seus quadros”, acrescentou o comandante.
Ainda segundo Sampaio, ofícios serão enviados as prefeituras da região, solicitando apoio. “Não quero dinheiro, apenas material. Estamos entrando em contato com as prefeituras de região para contribuir com o mutirão. Também faremos visitas aos empresários de Penedo, na medida em que a obra começar a andar. Vamos trabalhar em regime de etapa. Para assim, pedir apoio.”
A área construída do novo quartel terá 18 metros de largura, por 37 metros de comprimento.
Despejados?
Muito se especulou no município, o PM estava prestes a ser despejada do seu ‘palacete’? Não, apenas o contrato chegou ao fim, com a opção de renovação ficando a cargo o Comando do 11º BPM.
“A estrutura do prédio é deficitária. Está com infiltrações, paredes estão mofadas. Problemas estruturais. Então, com o encerramento do contrato, cogitamos mudar de local. Em momento nenhum, o proprietário pediu o imóvel. E se fossemos mudar, a Prefeitura disse que cooperaria com o aluguel, ficando a nossa escolha dois prédios, o da Secretaria de Finanças, ou de Obras. Mas, ao final, resolvemos continuar no mesmo local. Mudar seria muito complicado, desmontar torre de comunicação e toda a estrutura, para em seguida, ter que mudar novamente para o nossa sede própria no próximo ano. Muito dispêndio. Renovamos e daqui sairemos em 2015 para o novo quartel. Faremos apenas alguns reparos no palacete”, disse o oficial.
Apenados na construção
No 3º Batalhão de Polícia Militar, baseado em Arapiraca, reeducandos foram inseridos para realizar tarefas, e para tal, ainda recebem. “Em Arapiraca e no Comando Geral da PM, existem reeducados em regime de progressão de pena no semiaberto. Eles foram requisitados a Intendência para realizar tarefas de limpeza, capinação, serviços gerais. Para isso, ainda ganham um salário mínimo e ainda diminuição de pena. Trabalham três dias e diminuem um na condenação. Vamos protocolar pedido de apenados para trabalhar na construção do quartel”, contou o comandante da PM em Penedo.
Reativação do Conselho de Segurança
Desativado há anos, o Conselho Municipal de Segurança teve sua reativação iniciada e uma de suas primeiras ações, será lutar pela implantação do videomonitoramento na cidade. “Cidades menores que Penedo possui o sistema, como por exemplo, Roteiro. As câmeras contribuem no combate ao crime, tanto na elucidação, quanto prevenção. A sugestão de colocar o assunto em pauta foi do magistrado Ygor Vieira de Figueiredo, que assumiu recentemente à 4ª Vara da Comarca de Penedo”, revelou o Joanilson Sampaio.
Ações para o enfrentamento
Encerrando o bate papo, questionamos sobre o efetivo de Penedo, e o major disse que está lutando pelo aumento. Mas, apesar de tudo, os índices de criminalidade no município diminuíram.
“Estamos lutando pelo aumento do nosso efetivo. Todos os candidatos que estão aí falam que se eleitos, vão chamar a reserva técnica. Quem ganhar que o faça. Mas, apesar de tudo, com a chegada dos novos praças, a violência diminuiu. Isso pode ser visto por todos, vocês noticiam. Com as três viaturas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) e mais duas da Radiopatrulha e uma do Pelotão de Operações Policias Especiais (Pelopes), melhorou significativamente. Antes tínhamos duas viaturas no município de Penedo por dia, hoje possuímos seis. E estamos lutando para aumentar”, garantiu.
Ainda sobre as ações, o major adiantou que está fechando uma parceria com o Sindicado do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas).
“Sugerimos ao sindicato a compra de três aparelhos celulares com o sistema android. Vamos criar um grupo no aplicativo Watsapp para os 40 associados realizar denúncias sobre suspeitas de crimes. Os aparelhos vão ficar com oficial de guarnição. Ações que visam combater à criminalidade, são bem aceitas. A segurança pública e dever de todos. Cada fatia da pizza deve ser compartilhada, dentro das suas atribuições”, concluiu o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), baseado em Penedo, o major Joanilson Sampaio.
