Cerca de 50 enfermeiros do Hospital Geral do Estado (HGE) e da Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, participaram durante esta semana de um treinamento sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O curso foi promovido pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento prestado ao paciente.
De acordo com Claudia Dias, enfermeira que ministrou a capacitação, a SAE é uma ferramenta de trabalho com base científica para a identificação das situações de saúde e doença. “Esse método contribui para desenvolver melhores técnicas e direcionamento das atividades de enfermagem nas unidades de saúde”, explicou.
Cláudia Dias informou que a sistematização da assistência de enfermagem já vem sendo desenvolvida em hospitais de todo o País, demonstrando resultados positivos. “Com a implantação da SAE, também há melhoria no processo de comunicação intersetorial e multiprofissional”, destacou, acrescentando que no período de 27 a 30 de setembro haverá uma oficina para aprofundar o tema.
A Pró-Saúde foi contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para prestar consultoria ao HGE e à Unidade de Emergência Daniel Houly, com a implantação de modernos métodos de gerenciamento e novos modelos de atuação. O objetivo é racionalizar custos e otimizar resultados.