Teve início nesta segunda-feira (27) as inscrições para a principal porta de acesso ao ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) até o dia 7 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro e, pela rede estadual de ensino, estima-se que 30 mil estudantes façam as inscrições.
Candidatos que tiveram seu pedido de isenção da taxa de inscrição aprovado – estudantes matriculados em escolas públicas, pessoas que fizeram o ensino médio em escola pública ou foram bolsistas integrais em instituições particulares e pessoas em situação de vulnerabilidade social – precisam fazer a inscrição. Já os candidatos que não possuem direito à isenção, devem efetuar a inscrição e também pagar uma taxa de R$ 85 até o dia 12 de junho.
Uma novidade da edição 2024 é que os candidatos que são estudantes da 3ª série do ensino médio em escolas públicas e que comparecerem aos dois dias de aplicação da prova receberão um incentivo de R$ 200 do Programa Pé de Meia e que será depositado pelo Governo Federal após a conclusão do ensino médio.
Incentivo às inscrições
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estima que 30 mil estudantes da rede estadual participem do Enem. E, para mobilizar e incentivar os alunos a fazerem sua inscrição, o órgão fará uma série de ações por meio do Programa Professor Mentor – Meu projeto de vida. Entre os métodos de mobilização estão: espalhar QR Codes com acesso ao portal do participante, estabelecer metas diárias para os estudantes monitores acompanharem os números de inscritos e organizar plantões diários para apoio na realização das inscrições, com os equipamentos das escolas.
“Além disso, no dia 03 de junho, teremos o ‘Dia D” para a busca de estudantes que ainda não realizaram as inscrições. As escolas que fecharem 100% dos estudantes inscritos até o dia 04 de junho também concorrem a uma aula presencial com a equipe de professores do programa ‘Foca o Enem'”, adianta a gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa.
Foca o Enem
A Seduc também já iniciou os preparativos para o exame junto aos estudantes da rede estadual. No canal do Youtube do programa “Foca o Enem” são transmitidas aulas diárias: são 77 aulas desde seu início e lives semanais às quartas-feiras, às 19 horas (já foram transmitidas nove lives ao todo).
O programa também já promoveu cinco aulões, sendo três exibidos via Youtube (e disponíveis no canal do programa) e dois presenciais realizados nos municípios de Carneiros – que contou com 170 participantes – e Piranhas, este último com público de 220 estudantes.
Por Agência Alagoas