Vereadores de seis municípios alagoanos se reuniram na tarde desta sexta-feira, 10, em Penedo, para discutir um grande encontro regionalizado no próximo mês de julho, onde deve ser debatida a reforma política que será em breve aprovada pelo congresso nacional. Na sede da Câmara de Vereadores de Penedo, representantes dos municípios de Feliz Deserto, Palmeira dos Índios, Murici, São Sebastião e Minador do Negrão, anteciparam um pouco da discussão sobre a reforma política, focando o número de legisladores que as câmaras devem ganhar em 2013.
Idealizado pelo vereador por Penedo, Alcides de Andrade Neto (Cidoca – PR), o primeiro encontro serviu para que os edis alagoanos pudessem promover uma ampla troca de idéias que possa gerar um documento para ser entregue a deputados federais de Alagoas e Sergipe, além de senadores dos dois estados que serão convidados à participar do encontro que será realizado em julho.
O vereador por Murici, José Anizio de Amorim (Anizão – PMN), discorreu sobre as dificuldades que as câmaras de todo o Brasil passaram com a redução de 1% em seus orçamentos e, lembrou que até o mês de setembro os legislativos tem que aprovar ou não o aumento do número de vereadores como determina a constituição. “Em Murici como o número limite serão onze, já decidimos que passaremos para o limite. Atualmente nossa câmara conta com nove vereadores”, afirmou Anizão.
Necessidade de conhecer a reforma política
Para o edil palmeirense, França Júnior (PSDB), é fundamental discutir de forma ampla e com os presidentes de partidos a reforma política, pois se algumas Propostas de Emenda à Constituição (PEC’s) forem aprovadas no congresso, certamente haverá uma maior dificuldade de articulação para o próximo pleito eleitoral de 2012. “Temos que entender melhor algumas coisas, como por exemplo as listas fechadas preordenadas dos partidos políticos, elaboradas a partir da divisão igual entre candidatos homens e mulheres”, declarou França.
O presidente da casa de leis penedense, Manoel Messias Lima (Messias da Filó – PDT), também declarou a necessidade de ampliar as discussões e se colocou a disposição para que junto aos companheiros da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL), possam organizar um grande encontro em Penedo no próximo mês de julho, visando ampliar o debate com deputados federais e senadores, mostrando-lhes as dificuldades que algumas PECs podem gerar se aprovadas na íntegra.
Vereadores como Atla de Lima (PSB) de São Sebastião e José Carlos Barbosa (Zé Mamão – PPS) de Feliz Deserto, acataram a idéia proposta por Cidoca, e se colocaram a disposição para integrarem a comissão organizadora do evento que promete movimentar a região e esclarecer dúvidas fundamentais para os legisladores. O encontro contou também com a presença do presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Penedo, Rafael Medeiros que relatou a necessidade dos líderes partidários participarem dos próximos encontros a fim de ampliarem seus conhecimentos acerca da reforma política.