![](https://aquiacontece.com.br/wp-content/uploads/2022/12/2285_imagem_chamada_image800x600_crop.jpg)
O secretário Sérgio Moreira falou sobre o potencial do mercado da informática
Mais de 200 pessoas participaram do I Encontro de Empreendedorismo Digital de Alagoas, que aconteceu na manhã e tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) facilitou aos participantes as ferramentas necessárias para a criação de negócios na área da Tecnologia da Informação e da Comunicação.
Pela manhã, os participantes puderam saber onde é possível conseguir financiamento para montar empresas ou iniciar projetos e pesquisas, através das explanações do Arranjo Produtivo Local da Tecnologia da Informação (APL-TI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a tarde, quatro minicursos auxiliaram a busca por emprego e mostraram como a Internet pode se transformar em um local de trabalho.
“O mercado digital é infinito. E é, talvez, o único setor onde é mais necessário ter criatividade e iniciativa do que qualquer outro fator como infraestrutura e dinheiro. Isso é o que queremos mostrar a esses possíveis empreendedores jovens e adultos: que com o digital pode-se aprender, criar, empreender e se qualificar para a busca por empregos”, enfatizou o secretário do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira.
A Seplan apresentou os projetos que estão sendo executados na área digital em Alagoas, como a Wikialagoas, o Alagoas Colaborativo, o portal derepente.org e os cursos do Programa Cepal Social, que capacitaram centenas de alunos na área do webdesign, em 2009. Parte dessas iniciativas compõe o Programa Alagoas no Mapa, promovido pelo Governo visando à inclusão digital no Estado.
No espaço externo de exposição, stands foram montados para disponibilizar informações sobre as incubadoras de empresas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – a Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal) – e do Cesmac – a Juniors Consultoria e a Incubadora Empresarial Tecnológica (IET).
Nos balcões, foi possível conhecer as vagas de estágio e seleção disponíveis no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e se cadastrar nos processos seletivos para o preenchimento das 150 vagas de trabalho oferecidas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter). O stand do Sine prestou, ainda, orientação sobre a emissão da Carteira de Trabalho e o Seguro-Desemprego.
Foram sorteados, entre os presentes, 30 cursos profissionalizantes da agência de recrutamento RH Advance, que também cadastrou gratuitamente os interessados em fazer parte do seu banco de dados de profissionais. Houve outros prêmios sorteados, como cursos de digitação da escola de informática Microlins e brindes da Incubal e da Vivo Telefonia.
Ao final das palestras, o diretor de desenvolvimento de projetos da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), Fábio Leão, lançou um prêmio voltado para estudantes da área de TI, cujo regulamento estará disponível no site da Agência a partir de dezembro (www.afal.com.br). Foram apresentadas pela Afal, ainda, uma linha de crédito especial para o setor e uma chamada pública para o desenvolvimento de software que atenderá a uma demanda da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura no Agreste e Sertão alagoanos.