×

Sergipe

Encontro reúne gestores e discute Educação Inclusiva em Sergipe

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta quarta-feira, 08, o I Encontro de Coordenadores Municipais que atuam na Educação Inclusiva. A iniciativa tem como propósito oportunizar aos coordenadores municipais uma discussão aprofundada sobre a política de educação especial a partir da perspectiva inclusiva. Além disso, visa promover a melhoria da qualidade dos serviços educacionais.

Conforme salienta o coordenador da Divisão de Educação Especial (Diesp), Osmário Alves de Figueiredo Júnior, é necessário alinhar com os profissionais da educação dos diversos municípios sergipanos as práticas com base nas políticas públicas federais e estaduais. “Esperamos que a partir das reflexões e discussões os dirigentes da educação especial estejam dispostos a desenvolver ações em parceria. Queremos compartilhar com os representantes dos municípios as orientações e direcionamentos que recebemos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), pois assim teremos uma rede de inclusão”, destacou.

Formação continuada

Alda Valéria Santos de Melo Carvalho, técnica da Diesp, verificou que o evento é mais um momento de reflexão e discussão. “Em Sergipe, existe uma política de formação continuada dos professores em Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que esses docentes e demais profissionais, como por exemplo o cuidador, saibam lidar com o estudante. Dessa maneira, irá favorecer a inclusão do aluno com deficiência”, explicou.

Para a professora e técnica da Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora das Dores, Andreia Araújo, o encontro permite dirimir as dúvidas e compartilhar informações acerca da inclusão do aluno com deficiência, bem como de estudantes com dificuldades de aprendizagem e transtorno de conduta. “Parabenizo a Seed pela iniciativa, pois é de suma importância a discussão acerca dessa temática. O professor deve ser preparado para atender as demandas e repensar a práxis”, reconheceu.

De acordo com o assessor do Serviço de Educação e Direitos Humanos (Sedh), Pedro Santana Santos, é necessário pensar nas práticas educativas, mas no que concerne e prioriza a inclusão. Ele destacou que o acesso à educação é um direito que assiste a todos. “A Seed demostra o comprometimento e preocupação em promover a melhoria na qualidade de ensino, e ao realizar um encontro como este, conscientiza os participantes da importância da colaboração, cooperação técnica entre Estado e municípios”, esclareceu.

Marcaram presença ao evento representantes dos 75 municípios sergipanos e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs).