Skip to content

Encontro Regional de Ensino de Astronomia será realizado no Estado

  • Home
  • Alagoas
  • Encontro Regional de Ensino de Astronomia será realizado no Estado

Blog

Encontro Regional de Ensino de Astronomia será realizado no Estado

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, Alagoas sediará pela primeira vez o XXXV Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea), que reunirá professores das redes públicas ou privadas de estados da região para troca de experiências sobre o assunto e atualização de temas relacionados ao desenvolvimento de pesquisas astronômicas. As inscrições para o encontro já começaram e devem se estender até o próximo dia 30.

Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher formulário pela Internet, por meio do blog do evento (ereamaceio.blogspot.com), ou comparecer ao Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), localizado no Cepa, setor educacional responsável pela articulação junto ao coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o professor doutor João Batista Garcia Canalle.

Segundo o coordenador do Observatório Astronômico, Genival Leite, e do evento no Estado, professor Adriano Aubert, desde o último dia 5, quando as inscrições foram abertas, até agora, o evento conta com 93 participantes, para um total de 150 vagas disponíveis.
“Temos inscritos de estados como Recife, Ceará, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Identificamos que existem muitas inscrições de alunos que estão em cursos de licenciatura,mas queremos destacar que, de acordo com orientações da organização nacional do encontro, os professores formados terão prioridade de participação caso a quantidade de vagas exceda o limite,”, explicou Adriano.

Programação – O encontro contará com palestras, oficinas, debates, exposições, observações telescópicas, apresentações no planetário, distribuição de livros e lunetas, entre outras atividades lúdicas.

Entre os temas abordados na programação estão o reconhecimento de meteoritos, evolução estelar, história da Astronomia, observação do céu e identificação de elementos de astros. Além disso, serão realizadas oficinas de montagem de telescópios, foguetes, relógios do sol, desenho das órbitas dos planetas, estações do ano, solstícios, equinócios, eclipses e fases da lua, entre outros temas.

As aulas serão ministradas por professores renomados, como a doutora em Astrofísica pela Universidade de Paris e professora do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), Suely Viegas, a professora doutora em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Bordeaux, Ramachrisna Teixeira, e o próprio Dr. Canalles, coordenador nacional do evento.

Para Adriano Aubert, “o encontro promove a interação dos professores com os centros locais, que devem apoiar o trabalho deles e estimular a formação do conhecimento na área”.
O Erea em Alagoas tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), Instituto Nacional de Estudos do Espaço (INEspaço), Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também