A Reunião Regional da Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID 2010) foi tema de um encontro de planejamento realizado nesta semana, na sede da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), em Recife (PE).
Participaram autoridades e representantes de importantes instituições, a exemplo da Secretaria de Recursos Hídricos do Governo de Pernambuco (SEMARH/PE), Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Banco do Nordeste (BNB), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Agência Nacional das Águas (ANA), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e FUNDAJ.
A reunião serviu para apresentar o formato e os objetivos do encontro regional, marcado para junho de 2010, no Recife. A principal finalidade do evento é aprofundar os conhecimentos sobre as necessidades locais de convivência com o Semiárido, buscando-se a geração de um documento a ser apresentado na ICID Internacional, em Fortaleza (CE), no mês de agosto, tornando a programação o mais prática possível.
O superintendente de Usos Múltiplos da ANA, Joaquim Gondim, é um dos integrantes do Comitê Técnico-Científico da ICID. Ele explica que o evento será dividido em quatro temas: 1) Clima e Mudanças climáticas: previsões, cenários; 2) Clima e Desenvolvimento Sustentável: vulnerabilidade, impactos, adaptação, desenvolvimento sustentável, bem estar; 3) Governança: representação, direitos, equidade e justiça; 4) Processos de Políticas Públicas: formulação, implementação, monitoramento e desempenho de políticas públicas.
De acordo com Joaquim, o principal avanço obtido esta semana foi a inserção efetiva da SUDENE e do DNOCS, especialmente no que diz respeito à condução dos trabalhos sobre boas práticas, previstos no Encontro Preparatório.
“Mais especificamente, a SUDENE, em parceria com o BNB, conduzirá os trabalhos relativos ao Tema 4 (Processos de Políticas Públicas), e o DNOCS, em parceria com a Embrapa, conduzirá os trabalhos relativos ao Tema 2 (Clima e Desenvolvimento Sustentável). Essa troca de experiências entre as entidades civis e governamentais é extremamente importante para o fortalecimento das Redes Temáticas atuantes no âmbito do Semiárido, e na difusão de boas práticas, culminando com a recomendação de políticas públicas para a região” – avalia o superintendente.
O evento da ICID Nordeste é patrocinado pelo Governo de Pernambuco, com o apoio do BNB, do INSA e de várias outras instituições. Para mais informações acesse: www.icid18.org.