Skip to content

Encontro internacional debate papel da tecnologia para a inclusão social

Blog

Encontro internacional debate papel da tecnologia para a inclusão social

Gestores de instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias, empreendedores sociais e representantes de organizações de pesquisa de nove países (Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, México, Peru, Uruguai e Venezuela) participarão, entre os dias 15 e 17 de abril, em Brasília/DF, da 2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social.

A Petrobras, além de uma das apoiadoras do evento, é uma das instituições mantenedoras da Rede de Tecnologia Social, uma das organizadoras da Conferência. Luis Fernando Nery, gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, participa da abertura da Conferência, amanhã, dia 15, às 19h30.

Com o tema “Caminhos para Sustentabilidade”, o encontro trará palestras e mesas-redondas, além de painéis onde serão apresentadas experiências nacionais e internacionais no campo das Tecnologias Sociais (TSs), tanto na área urbana como na área rural.

Histórico – Fundada em 2005, a Rede de Tecnologia Social reúne, articula e integra um conjunto de 695 instituições com o propósito de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável mediante a difusão e a reaplicação em escala de Tecnologias Sociais, que compreendem “produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”. Integram a Rede Organizações Não Governamentais, centros de pesquisa, cooperativas, empresas, escolas de ensino médio, fundações e institutos, sindicatos, universidades e órgãos de governo nos níveis federal, estadual e municipal.

Somente a Petrobras já investiu R$73 milhões desde 2005 na RTS para desenvolvimento de tecnologias geradoras de trabalho e renda em áreas como agroecologia, reciclagem, bioenergia, incubação de empreendimentos solidários e captação de água de chuva para a produção de alimentos, entre outras. Os recursos foram aplicados na Amazônia Legal, no Semi-Árido e em periferias de grandes centros urbanos.

Entre os temas a serem debatidos na 2a Conferência Internacional, estão as relações entre ciência e democracia, as novas oportunidades abertas às Tecnologias Sociais diante da crise econômica mundial e a necessidade de aproximar o conhecimento científico dos saberes populares. Mais informações pelo site http://conferencia.rts.org.br/_.

2º Fórum

O 2º Fórum Nacional da RTS será realizado também em Brasília e vai até o dia 15 de abril. Com caráter consultivo e propositivo, o encontro orientará o planejamento da Rede para 2009 e 2010.

Hoje, dia 14, serão realizados encontros regionais. O objetivo é articular debates sobre o papel das Tecnologias Sociais para o desenvolvimento das cinco grandes regiões do país, de acordo com suas respectivas peculiaridades e potencialidades. Também estão previstos momentos de partilha de experiências, tendo em vista aumentar a interação entre as instituições associadas à RTS.

Amanhã serão discutidos eixos temáticos, incluindo a articulação de Tecnologias Sociais à geração de trabalho e renda nos seguintes temas: Segurança Alimentar e Agroecologia; Energias Renováveis; Cidades Sustentáveis; Água e Agroextrativismo. Mais informações pelo site http://forum.rts.org.br/_.

Reaplicação em escala

No último evento em 2008 foram definidas metas de reaplicação em escala para duas Tecnologias Sociais. Além da pactuação pela reaplicação de 5 mil unidades do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) até 2010, o Comitê Coordenador da RTS pretende mobilizar esforços para atender, no mesmo período, 15 mil famílias com as tecnologias de captação de água de chuva, voltadas para a produção, vinculadas ao Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O objetivo do Programa é a promoção da segurança alimentar e nutricional e de geração de renda para os agricultores familiares do Semi-Árido, a partir do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos. Os dois projetos são patrocinados pela Petro bras.

Serviço:

2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social – Grand Bittar Hotel, Setor Hoteleiro Sul, quadra 05, bloco A, Brasília/DF. http://conferencia.rts.org.br/_.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também