Com o objetivo de criar um espaço de formulação compartilhada entre governo e sociedade, tendo em vista o fomento de uma política cultural para a infância brasileira, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), e o IX Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) realizam, a partir de amanhã (12) o I Encontro Nacional Cultura e Infância.
O evento, que acontece no Centro de Referência Cultura e Infância do Teatro do Jockey (Rua Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea), no Rio de Janeiro, é o primeiro promovido pelo MinC, voltado para o segmento, e tem como objetivo discutir política pública cultural para a infância. “A formulação e implementação de uma política cultural para a infância no Brasil é hoje uma prioridade, definida tanto pelo Plano Nacional de Cultura, quanto pelo Plano Nacional de Primeira Infância, assim como por documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário”, explica Marta Porto, secretária de Cidadania Cultural.
Dentro os tópicos a serem abordados no Encontro estão o valor da experiência estética e cultural para o desenvolvimento da plena infância, a diversidade de visões, métodos e práticas na fruição de saberes, linguagens, obras, programações e espaços culturais, além de conteúdos e produções artístico-culturais para a infância e sua inserção na mídia, dentre outros assuntos.
“O pleno desenvolvimento de nossas crianças e jovens impõe uma responsabilidade enorme para os gestores públicos e a sociedade brasileira, e a dimensão criativa da vida, onde a arte e a cultura vivem e florescem, contribui decisivamente para que essa formação contemple o lado crítico, sensível e imaginativo de nossos pequenos”, completa Porto.
Programação
A abertura do I Encontro Cultura e Infância acontece na manhã da terça-feira (12), com a participação de Marta Porto, que apresentará as políticas que o MinC está elaborando para o segmento. Em seguida, Wellington Nogueira, integrante da ONG Doutores da Alegria que leva alegria para as crianças hospitalizadas, fará uma contextualização sobre “o potencial da linguagem artística na transformação de ambientes e na construção de experiências afetivas”.
Essas primeiras apresentações e explanações darão inicio ao primeiro módulo de debates que terá como tema “a construção a partir de experiências artístico-culturais”, no qual serão discutidas, as múltiplas potencialidades da fruição de linguagens artísticas pelas crianças.
A quarta-feira (13), segundo dia do evento, será dedicada ao segundo módulo de debates que terá como tema “a construção a partir de práticas e metodologias”. Nesse segundo momento, estarão em pauta práticas e metodologias que possibilitam o contato das crianças com o fazer e a fruição cultural.
O último do I Encontro Cultura e Infância, quinta-feira (14), será dedicado ao debate e sistematização das discussões.
Eventos paralelos
Paralelamente aos debates e mesas redondas, os três dias de encontro reservam uma programação cultural gratuita com objetivo de demonstrar a prática de algumas das ideias que estarão em debates. O objetivo é proporcionar às crianças, público prioritário do Festival Internacional de Linguagens, uma vivência pautada nos princípios e experiências propostas.
Dentre as atividades, destaque para as oficinas de Rodas e Brincadeiras Cantadas e Contrução de Brinquedos com material reciclável da Cia. Bola de Meia (SP), também Pontão de Cultura, programada para o dia 12. O grupo Mamulengo Presepada (DF) oferece uma oficina de Mamulengos e Brinquedos Populares no dia 13. No dia 14, o carimbó, ritmo tradicional do Pará, junta-se com a ciranda pernambucana na Noite da Cultura Popular.
Confira aqui a programação do Encontro.