Coordenadores municipais do Programa Mais Educação, do Governo Federal, estiveram, na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Escola Estadual José Correia Titara, em Maceió, para debater questões acerca das políticas públicas de Educação Integral e para apresentação da proposta Cultura da Paz: Educação Emocional e Social. Até sexta-feira (10), outros três encontros com a mesma programação serão realizados nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e União dos Palmares, atendendo, também, aos municípios vizinhos.
A consultora técnica do Ministério da Educação (MEC), Lucenir Pinheiro, conduziu o encontro, propondo um debate sobre Política Pública de Educação integral: Contribuições do Programa Mais Educação e a Relação escola-comunidade. Ao todo, 97 municípios alagoanos já confirmaram adesão ao Mais Educação e, atualmente, 115 escolas da rede pública estadual executam o programa com seus alunos.
Orientações
Na ocasião, a consultora também tratou da adesão ao Mais Educação, que ocorre até o próximo dia 30 e destacou os benefícios da escola em tempo integral. Os coordenadores presentes também foram informados sobre o recadastramento das escolas que já estão no Programa desde 2012 e das escolas pré-selecionadas para adesão em 2013, além do plano de atividades e da correta utilização do sistema do Mais Educação.
“Os encontros ajudam a orientar os coordenadores para que, depois, essas informações sejam transmitidas aos diretores escolares. É fundamental entender como funciona a execução do programa dentro da escola”, pontuou Lucenir. “A escola em tempo integral proporciona aos alunos a realização de atividades diferenciadas, com qualidade. Também ajuda no desenvolvimento do social, da inteligência, da memória e do emocional”, destaca.
Lenilda da Silva Martins, gerente de Assistência Técnica aos Agentes Educacionais (Getae) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), destaca que o Mais Educação, quando mantém o aluno na escola durante dois turnos, ajuda a elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é um importante estímulo ao ensino-aprendizagem.
“A escola em tempo integral é o modelo ideal para tirar as crianças e jovens da ociosidade. Em um horário, eles têm aula normal e, no contraturno, têm a possibilidade de participar de aulas de reforço e de atividades de esporte e lazer”, explica a gerente.
Cultura de Paz
Durante o evento, os coordenadores municipais foram apresentados à tecnologia educacional Cultura da Paz: Educação Emocional e Social, cujo foco é o desenvolvimento da cultura da paz e da não violência em educadores e educandos do ensino fundamental inclusos nas unidades de ensino integral.
Rosângela Ribeiro, consultora Pedagógica da empresa Inteligência Relacional, responsável pelo Cultura da Paz, apresentou as ferramentas psicopedagógicas do projeto. Em sua fala, a consultora pedagógica ressaltou que a construção da paz se dá por meio da educação para as emoções, o que, além de reduzir a violência nas escolas, favorece a melhoria dos índices de aprendizagem.
“Os jovens precisam ser educados para a paz e para as emoções. Normalmente, agimos já querendo impor nossos pensamentos, nossa opinião, por isso, aprender a dialogar também é muito importante. Isso os torna mais fortes para resistir às drogas e a não desencadear tendências ao suicídio, à depressão”, afirma Rosângela.
Programação
Nesta quinta-feira (9), as atividades seguem no município de Palmeira dos Índios, na Escola Municipal Jatobá e em Arapiraca, no Centro de Formação de Arapiraca (ao lado da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal), no bairro Alto Cruzeiro. União dos Palmares sedia o último dia do encontro, em 10 de maio, das 8h30 às 12h30, no auditório da Prefeitura Municipal.
