×

Maceió

Encontro discute atuação das cooperativas de catadores

Cerca de 80 representantes de todas as regiões de Alagoas são esperados para participar da 5ª edição do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis, que acontece nos dias 16 e 17 de junho, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro da Serraria, em Maceió.

Com abertura marcada para 10h30 desta terça-feira (16), o evento também deve contar com a presença de gestores, assessores e servidores do poder público, bem como representantes das três cooperativas de catadores que atuam em Maceió: Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila).

Representantes da Slum durante visita à Coopvila: encontra vai discutir melhorias para a categoria. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)
Representantes da Slum durante visita à Coopvila: encontro objetiva debater melhorias para a categoria. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) confirmou participação na atividade, que é articulada pela Comissão Estadual de Catadores, com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE) e acompanhamento técnico do projeto Coopvila – Reciclar e Educar (patrocinado pela Petrobras).

O V Encontro tem como temas a inclusão social e econômica dos catadores no Estado de Alagoas, o fortalecimento da rede de catadores no Estado e o pagamento pelos serviços de coleta seletiva pelos municípios. “Eu espero que esse encontro seja muito proveitoso para que a gente fique mais unido e ativo. E também, que o movimento seja mais fortalecido em Alagoas para continuar defendendo as lutas dos catadores”, apontou Eliene da Silva, presidente da Coopvila e da Comissão Estadual de Catadores.

Os encontros estaduais dos catadores foram iniciados em 2003, contando com o apoio do Fórum Lixo e Cidadania de Alagoas, articulação de instituições do Estado e sociedade civil fomentada pelo Unicef, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. Nesse mesmo ano, de forma inédita no Brasil, Alagoas realizou a I Conferência Estadual de Resíduos Sólidos.

Em 2015, o movimento pretende influir na política pública de inclusão dos catadores que está sendo discutida no Estado e com os municípios. Os catadores reivindicam o reconhecimento das organizações dos catadores como parceiras dos municípios na implantação dos programas de coleta seletiva, o pagamento dos serviços ambientais e definir estratégias para melhorar a comercialização e garantir a sustentabilidade dos empreendimentos.

O evento também tem como objetivo eleger novos membros da Comissão Estadual de Catadores para os próximos dois anos. Mais informações podem ser obtidas nos seguintes contatos: (82) 3241-4739, (82) 99957-1076, (82) 98832-7247 e coopvila.al@gmail.com.