Cerca de 80 representantes de todas as regiões de Alagoas são esperados para participar da 5ª edição do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis, que acontece nos dias 16 e 17 de junho, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro da Serraria, em Maceió.
Com abertura marcada para 10h30 desta terça-feira (16), o evento também deve contar com a presença de gestores, assessores e servidores do poder público, bem como representantes das três cooperativas de catadores que atuam em Maceió: Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila).
Representantes da Slum durante visita à Coopvila: encontra vai discutir melhorias para a categoria. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)
Representantes da Slum durante visita à Coopvila: encontro objetiva debater melhorias para a categoria. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)
A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) confirmou participação na atividade, que é articulada pela Comissão Estadual de Catadores, com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE) e acompanhamento técnico do projeto Coopvila – Reciclar e Educar (patrocinado pela Petrobras).
O V Encontro tem como temas a inclusão social e econômica dos catadores no Estado de Alagoas, o fortalecimento da rede de catadores no Estado e o pagamento pelos serviços de coleta seletiva pelos municípios. “Eu espero que esse encontro seja muito proveitoso para que a gente fique mais unido e ativo. E também, que o movimento seja mais fortalecido em Alagoas para continuar defendendo as lutas dos catadores”, apontou Eliene da Silva, presidente da Coopvila e da Comissão Estadual de Catadores.
Os encontros estaduais dos catadores foram iniciados em 2003, contando com o apoio do Fórum Lixo e Cidadania de Alagoas, articulação de instituições do Estado e sociedade civil fomentada pelo Unicef, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. Nesse mesmo ano, de forma inédita no Brasil, Alagoas realizou a I Conferência Estadual de Resíduos Sólidos.
Em 2015, o movimento pretende influir na política pública de inclusão dos catadores que está sendo discutida no Estado e com os municípios. Os catadores reivindicam o reconhecimento das organizações dos catadores como parceiras dos municípios na implantação dos programas de coleta seletiva, o pagamento dos serviços ambientais e definir estratégias para melhorar a comercialização e garantir a sustentabilidade dos empreendimentos.
O evento também tem como objetivo eleger novos membros da Comissão Estadual de Catadores para os próximos dois anos. Mais informações podem ser obtidas nos seguintes contatos: (82) 3241-4739, (82) 99957-1076, (82) 98832-7247 e coopvila.al@gmail.com.
