×

Alagoas

Encontro discute a inserção de deficientes no mercado de trabalho

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, presidiu reunião na manhã desta quinta-feira (22), no Maceió Mar Hotel, com as entidades voltadas à qualificação profissional e à reabilitação dos deficientes físicos, com o objetivo de desenvolver uma política de inclusão para o segmento, contemplado dentro dos nove eixos do programa Qualifica Alagoas.
As discussões contaram com um número expressivo de representantes de instituições e serviram como uma preparatória para a oficina de nivelamento e de visão que vai acontecer entre as entidades públicas, facilitando essa intermediação. O Sine/AL, que hoje conta com quarenta pessoas com deficiência cadastradas desde o mês de maio, será o canal para a intermediação da mão de obra.

De acordo com Herbert Motta, para a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho serão observados os diferentes tipos de deficiência e as limitações impostas, como a intelectual, física, mental, auditiva e múltipla.

“Esse é um marco do governo do Estado que agrega nove secretarias para, de forma conjunta, abraçarem essa luta, que é a de qualificar e inserir nossos jovens e adultos no mercado de trabalho. Temos nove públicos prioritários dentro do Qualifica Alagoas e queremos saber quais são as vagas disponíveis e como faremos a busca ativa para captar a demanda. Por isso essa reunião, uma vez que os representantes das instituições têm um papel muito importante no processo. Teremos que observar quais os tipos de deficiência para irmos aos setores e trazê-los para uma conversa”, ressaltou Herbert Motta.

O encontro também contou com as presenças dos secretários da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born; de Articulação Social, Claudionor Araújo; e da Paz, Jardel Aderico, além de parceiros do programa, que ainda conta com as secretarias de Defesa e Assistência Social, Turismo, Agricultura e Planejamento.

“Essas discussões vão contribuir com a busca ativa que faremos e, dessa forma, vamos evitar que as empresas ofereçam vagas e não tenhamos pessoas preparadas para ocupar o mercado de trabalho”, reforçou Kátia Born. Da mesma forma se manifestou o secretário Claudionor Araújo, responsável pela articulação das pessoas a serem contempladas pelo programa. “Essa é uma determinação do governador Teotonio Vilela e abraçamos porque entendemos a necessidade de oportunizar a acessibilidade. O Qualifica Alagoas vem para dar celeridade nesse processo de inserção”, falou.

Lançado no dia 18 de agosto pelo governador Teotonio Vilela, através da portaria 068 da Seteq, o programa Qualifica Alagoas vai atender a nove eixos com cursos de qualificação mediante as oportunidades para inserção imediata no mercado de trabalho. O encontro serviu ainda para a apresentação da metodologia do programa, inovado pelo processo de busca ativa, com a captação dos beneficiados nos bairros onde existem bases comunitárias de polícia.

De acordo com a superintendente de Qualificação Profissional e Social, Stella Albuquerque, a busca ativa também vai acontecer com o eixo deficientes nas instituições voltadas a esse público. “Queremos oportunizar que um grande número de pessoas participe do cadastro e que possamos ter a dimensão da necessidade. Com vistas a essa demanda, será mais fácil ofertar as vagas e os cursos, atrelados às oportunidades do mercado de trabalho”, garantiu.

Encontro discute a inserção de deficientes no mercado de trabalho

O representante da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), João Ferreira, comemorou a iniciativa e disse que as secretarias envolvidas com o Qualifica Alagoas estão de parabéns, assegurando que a preparação das pessoas com deficiência é uma necessidade das instituições. “Aproveito esse encontro para solicitar apoio da Secretaria de Estado da Educação no programa porque temos uma grande necessidade da escolaridade de pessoas com deficiência”, falou.