×

Cultura

Encontro de Coros do Penedo encanta os presentes que lotaram a Praça Frei Camilo de Lellis

Imperial Coro de Penedo também encantou os presentes que prestigiaram o encontro

Um belo cenário para a boa música: O Convento Santa Maria dos Anjos, a Catedral Diocesana de Penedo, a Praça Frei Camilo Lellis, um casario secular e o público que para prestigiar o ‘Encontro de Coros do Penedo’ que aconteceu na noite fria e estrelada deste sábado (07), se aglomerou no anfiteatro montado para as apresentações.

Com um vasto repertório passando por Djavan e indo até o gênio Ludwig Van Beethoven, seis coros dos estados de Alagoas e Sergipe, se apresentaram em mais uma edição do Encontro, organizado pela Secretaria de Cultura de Penedo, fazendo parte da programação ‘Natal do Velho Chico’.

“Precisamos estimular a cultura, resgatar a boa música. Eventos como este nos faz transcender, nos comtempla com o belo. Estimular as artes, a capacidade de apreciar à música, em diferentes gêneros, isso tudo é muito importante para o público. Espero que outros eventos culturais como este, aconteçam cada vez mais”, clamou o líder religioso da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Samuel Ventura.

Diante de todo o seu entusiasmo, o sacerdote que também já foi coralista, integrante do Coral Nossa Senhora da Assunção, pertencente ao Seminário Arquidiocesano de Maceió, fez um questionamento: “Em um belo evento como este, cadê os nossos jovens? Um belo momento que não acontece corriqueiramente, eles precisam fazer parte, conhecer a sua cultura e valorizar a música. Prestigiar o que realmente pode contribuir com enriquecimento do ser”, observou.

Abrindo as apresentações, o público pode ouvir os acordes saindo dos instrumentos da Orquestra de Cordas Pronatec, sob a regência do maestro Luiz Martins Barros Silva. Em seguida, se apresentaram os coros, Imperial Coro de Penedo; Cesmac (Maceió); Vozes do Banese (Aracaju); Ângelus (Maceió); Servus Vox (Laranjeiras/SE) e Canto Livre (Maceió)

Encerrando o ‘Encontro de Coros do Penedo’, todos os corais de uniram para cantar a Peça Natalina – Natal Branco -, arranjo de Luiz Arruda Paes. O Corão foi regido pelo maestro Luiz Martins da Silva Barros, que saudou o ‘Natal do Velho Chico’.

O resgate de um importante coral

Feliz com o sucesso do evento, que reuniu dezenas de penedenses, amantes da boa música, o secretário de Cultura de Penedo, trouxe aos presentes uma boa notícia. Longe das apresentações desde setembro de 2012, o Coral Vozes de Penedo tem retorno garantido para o próximo ano.

“Agradeço aos envolvidos na organização deste evento. Um sucesso com a presença de seis coros e do público que veio prestigiar esta noite bela. E para encerrar, também vamos comemorar o resgate do Coral Vozes do Penedo, mantido pelo poder público. Se tudo ocorrer como estamos planejando, a partir de janeiro de 2013, o maestro Campos Lima, assume o seu comando”, comemorou Jorge Seixas.

Clique Aqui e confira as fotos