A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Prevenção e Controle das DST/Aids, promove, nesta quarta (11) e quinta-feira (12), o ‘Encontro Alagoano de Redução de Danos’. O objetivo é desenvolver novas abordagens preventivas ao uso de álcool e outras drogas, além de discutir a realidade atual das ações voltadas à saúde de usuários.
O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Herbert Charles, representou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, no evento e destacou a importância de ampliar a discussão do contexto da redução de danos.
“Precisamos, de fato, avançar numa proporção maior que o avanço das drogas e do álcool no Estado. Se nós não seguirmos, pelo menos, no mesmo ritmo, ficaremos para trás. Por este motivo, o encontro é de grande importância e mostra a nossa preocupação em melhorar ainda mais a assistência a essas pessoas”, alerta Herbert Charles.
Para Samuel Delane, técnico de prevenção do Programa DST/Aids da SMS, as estratégias de redução de riscos não são utilizadas de forma padronizada. “Cada droga tem sua estratégia. É preciso adequar às estratégias as mais diversas realidades” disse.
A representante alagoana da Associação Brasileira de Redutores de Danos (Aborda), Risolene Alencar, explicou que a redução de danos passa pelo atendimento sem discriminação.
“Os redutores de danos são pessoas que conseguem ver no outro seus direitos. Conseguem ver o ser humano como é, sem discriminação pela sua condição de usuário de drogas. Eles conseguem transmitir que o direito à saúde está acima de tudo. Se o usuário vai se cuidar, é um problema dele, mas ele precisa saber dos seus direitos à saúde”, disse.
“As estratégias de redução de danos são essenciais na prevenção às doenças transmissíveis. Além disso, o trabalho realizado pelos redutores de danos junto aos usuários aproxima as equipes de saúde das mais diversas realidades e trabalha a inserção desses usuários nos programas de assistência”, ressaltou Izolda Dias, coordenadora do Programa de Saúde Mental da SMS.
O Encontro Alagoano de Redução de Danos está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Programa Municipal de Saúde Mental, Programa Estadual de DST/Aids e SESC.
PROGRAMAÇÃO/SESC GUAXUMA
Para esta quinta-feira (12), a partir das 8 horas:
Oficina 1 – Atenção ao Usuário de Álcool e Outras Drogas em Redução de Danos;
Oficina 2: Direitos da Criança e Adolescente e Redução de Danos;
Oficina 3: O acolhimento familiar na perspectiva de Redução de Danos;
Oficina 4: O trabalho de campo em Redução de Danos;
Oficina 5: O Olhar do Usuário diante da proposta de serviço.
