O governador em exercício José Thomaz Nonô e o presidente da Comissão Especial das Enchentes da Assembleia Legislativa, deputado João Henrique Caldas (PTN), se reuniram nesta terça-feira com dirigentes da Caixa Econômica Federal e da Eletrobras no Estado. O objetivo do encontrou foi conhecer os motivos pelos quais as obras de reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes do ano passado estão demorando a serem concluídas. A ideia foi discutir alternativas mais eficientes para agilização das obras da rede elétrica de baixa e média tensão das casas do Programa da Reconstrução.
Segundo Nonô, a previsão do governo é entregar mais de mil casas até o final deste ano. “Foi uma reunião produtiva, esclarecedora e definidora. A Eletrobras me disse que teve problemas com o processo de licitação, mas que desde o dia 8 de junho passado está em oito lugares diferentes tentando acelerar os trabalhos”, declarou. “A Caixa também está trabalhando para adiantarmos as construções habitacionais”, reforçou.
O representante da Eletrobras, Hugo Tabosa, declarou durante a reunião, que a empresa tem cumprido todas as etapas definidas no cronograma das obras. Segundo ele, questões como a desapropriação de algumas áreas já foram feitas e o que cabe à empresa de energia elétrica está sendo feito da maneira planejada.
O superintendente da Caixa Econômica em Alagoas, Herberth Buenos Aires, explicou que a instituição tem, atualmente, imóveis em estágios diferentes. Com isso, a instituição aguarda os nomes dos primeiros beneficiários em algumas situações. “Devido a esses estágios diferentes, algumas cidades estão com os imóveis praticamente construídos”, afirmou ele.
Para o deputado, as explicações necessárias foram dadas pelos envolvidos no assunto. “Todas as partes apresentaram suas razões e eu saí convencido de que, a partir de agora, o trabalho será retomado”, aposta JHC. O parlamentar adiantou que a comissão fará novas reuniões e sempre que isso ocorre as secretarias se comprometem mais ao trabalho de conclusão às obras e ao atendimento aos pontos principais. “A finalidade da comissão, que é a de tirar as pessoas das barracas, das condições desumanas de atendimento e de convivência, está sendo atendida, “, acrescentou o deputado.
A partir da próxima semana, quando o governador Teotonio Vilela reassume o cargo, Thomaz Nonô já tem agenda de visitação às obras de reconstrução nas cidades atingidas pelas cheias do ano passado. “Junto com a Caixa Econômica, com a Eletrobras, com secretário da pasta responsável pelas obras e convênios, com o DER, vamos ver in loco como estão os trabalhos. Todas as pendências já foram resolvidas. O que vem prejudicando, atualmente, são as chuvas”, disse Nonô.