Ao todo, foram 30 shows no município carioca
De junho a dezembro, o projeto Contemporâneos na Funarte, idealizado pelo Centro da Música da Fundação Nacional de Artes, levou o melhor da produção autoral independente às Salas Sidney Miller, no Rio, e Cássia Eller, em Brasília. Ao todo, foram 30 shows no município carioca e 12 na capital federal.
Encerrando a programação, dia 18 (sexta-feira), às 19h30, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o bloco de carnaval Agytoê acompanhado dos músicos Marcelinho da Lua e Rodrigo Maranhão. Do repertório do grupo, o samba-reggae fará um passeio musical pela história de luta e resistência dos blocos afro-baianos nas décadas de 1970 e 1980 até a chegada do axé music, ritmo que virou “febre” nos anos 1990. O comando do show é do Coletivo Etnohaus, do Rio de Janeiro.
Em Brasília, a série de shows estreou no dia 29 de novembro e contou com artistas do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Pará. A temporada se encerrou nos dias 15 e 16 deste mês, na Sala Funarte Cássia Eller, com os shows de Léo Cavalcanti, Duo Fernando Grilo e Rodrigo Maré Souza.
Contemporâneos na Funarte teve início no Rio de Janeiro, em julho deste ano, na Sala Sidney Miller. Músicos de diversas regiões do país foram convidados pelos coletivos – Chama, Audio Rebel/Quintavant, Etnohaus, Norte Comum, Leão Etíope do Méier e Banda Desenhada – responsáveis pela programação do espaço. O projeto teve como proposta apresentar perspectivas estéticas e concepções musicais das mais distintas e que expressam tendências representativas da música brasileira contemporânea.
