×

Penedo

Encerramento do Circuito Penedo de Cinema consolida protagonismo da Ufal

A secretária de Cultura de Penedo, Teresa Machado, o coordenador geral do evento Sérgio Onofre, o prefeito de Penedo Ronaldo Lopes e o coordenador geral da Unidade de Penedo, Expedito Cavalcante

O protagonismo da Universidade Federal de Alagoas na realização de eventos culturais no estado foi um dos pontos altos da solenidade de encerramento da 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema realizado na noite do último domingo (1º). Na ocasião, autoridades presentes destacaram o papel da instituição e agradeceram aos demais realizadores pelo apoio ao maior evento cinematográfico do estado.

O coordenador geral da Unidade de Penedo, Expedito Cavalcante, representando o reitor Josealdo Tonholo, celebrou os sete dias de realização do Circuito: “Esse é um momento final de agradecimento mesmo, ao Sérgio [Onofre, coordenador geral do evento] e à Penedo por esses 14 anos ao Festival. Foram momentos memoráveis. Tivemos cinema, cultura, arte, empreendedorismo, então, em nome da nossa Unidade de Penedo, da Ufal, muito obrigado”, disse ele.

A secretária de Cultura de Penedo, Teresa Machado, destacou sua alegria em participar de mais uma edição do evento ao destacar a força da Ufal que, ao lado da Prefeitura de Penedo, fortalece o calendário cultural da cidade. “Este é o maior evento cinematográfico do estado, capitaneado pela Ufal, que traz diversas atividades que fomentam a cultura e reforçam o potencial de Penedo em especial na nossa área da cultura. A gente agradece a todos que ajudaram na realização deste evento”, disse ela.

Teresa revelou ainda que, com o Circuito, Penedo tem uma semana diferenciada, respirando arte e cultura nos seus mais variados segmentos. “Este é um festival muito importante e que movimenta toda a economia criativa. Todo mundo que chega [em Penedo] não quer mais ir embora. Essa é uma gestão que tem uma cidade muito preparada para receber qualquer evento. Portanto, mil vivas ao festival de cinema e muito obrigado a todos que estiveram aqui nestes sete dias de evento na nossa cidade”, celebrou a secretária.

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, reforçou a fala da secretária e destacou o protagonismo da Ufal enquanto instituição realizadora de mais uma edição do Circuito Penedo de Cinema: “Penedo respirou cultura durante toda essa semana e eu gostaria de agradecer à Ufal, grande responsável pela retomada desse evento, o Circuito Penedo de Cinema. O nosso reitor [Josealdo] Tonholo que não pode vir, mas está aqui representado pelos professores Expedito [Cavalcante] e Sergio [Onofre]. Tonholo e a Ufal são grandes parceiros da nossa cidade”, disse Lopes.

O prefeito também celebrou o selo de Cidade Criativa da Unesco, ao destacar que Penedo é a segunda cidade brasileira a conquistar o selo, passando a integrar o grupo que conta com 350 cidades pelo mundo. Ele fez um breve retrospecto para mostrar o quanto Penedo fez por merecer a conquista do selo.

“Carregamos com muito orgulho esse selo e vamos sempre fazer por merecer ter essa distinção. Algumas coisas que foram mostradas hoje fica bem claro por que Penedo chegou a esse ponto. Tivemos por 8 anos o Festival do Cinema Brasileiro de Penedo e quando este Cinema [São Francisco] fechou suas portas, ele foi pra Gramado. Desde o primeiro Festival eu participei aqui e isso movimentava a cidade, muita gente que tinha vontade de ser cineasta, a evolução foi grande”, relembrou.

Ronaldo Lopes continuou dizendo que, inicialmente, o Festival seria realizado em Maceió, mas veio para Penedo e se consolidou como um de seus maiores eventos culturais. “Ver esse Festival acontecer aqui dentro do antigo Cine São Francisco que ficou 20 anos fechado… Reabriu, fechou novamente e agora está de volta como Centro de Convenções, onde agora acontecem outros eventos, posso dizer que, nós, penedenses, nos sentimos muito orgulhosos com esse evento”, celebrou o prefeito.

A cultura de Penedo não para de evoluir”

Foi com essa frase que o prefeito Ronaldo Lopes enfatizou a variedade do que ele classificou como um calendário de eventos culturais criado pela cidade:

“Saímos recentemente do Festival de Música que recebeu músicos dos mais diversos locais, entramos no festival de Cinema e agora com o fim dele, vamos entrar no Natal Luz. Queremos agradecer a todos vocês e dizer que Penedo estará não só de braços, mas de coração aberto para receber a todos vocês que quiserem visitar a nossa cidade”, disse ele, recebendo aplausos. cultura de Penedo não para de evoluir: “Nós montamos um calendário de eventos. Saímos recentemente do Festival de Música que recebeu músicos dos mais diversos locais, entramos no festival de Cinema e agora com o fim dele, vamos entrar no Natal Luz. Queremos agradecer a todos vocês e dizer que Penedo estará não só de braços, mas de coração aberto para receber a todos vocês que quiserem visitar a nossa cidade”, disse ele, recebendo aplausos.

Reconhecimento à equipe

O coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, aproveitou a solenidade de encerramento para fazer um reconhecimento à equipe que organizou a décima quarta edição deste que é o maior evento cinematográfico do estado de Alagoas.

“Esse é um momento de agradecimento. Eu disse, numa das entrevistas que concedi recentemente, que eu tenho uma multidão de gente atras da gente, são cerca de 100 pessoas trabalhando. Desde estudantes no receptivo, terceirizados, técnico-administrativos, docentes… Citar as pessoas é complicado, mas enfim, eu queria agradecer a todo esse povo que fez com que esse evento acontecesse”, celebrou.

Onofre também agradeceu aos parceiros que contribuiram para a realização do Circuito Penedo de Cinema, em especial à Prefeitura: “Com sua licença, prefeito, eu gostaria de agradecer primeiro a nossa equipe. Mas também agradeço à Prefeitura pelo apoio e sensibilidade com nosso evento. Penedo hoje é um grande centro de eventos culturais dos mais variados tipos de linguagem, da musica ao cinema”, disse ele, agradecendo também ao público: “A vocês que estão aqui: não adianta fazer arte, cultura e espetáculos se vocês não estiverem aqui. Obrigado, pessoas, e até 2025”, finalizou Sérgio Onofre.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema foi realizado de 25 de novembro a 1° de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL) e Instituto de Estudos Culturais e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, o evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Penedo, do Sebrae, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Veja como foi a 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema nas redes sociais, no Instagram e no Facebook acesse: @circuitopenedo.