Sem dúvidas, você já se deparou com um anúncio de empréstimo online urgente na hora enquanto navegava pela internet. Na verdade, basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar diversas notícias com casos de pessoas que caíram em golpes de empréstimo.
Contudo, isso não quer dizer que não existam empresas sérias. A internet trouxe diversas facilidades para nosso dia a dia, e a possibilidade de fazer um empréstimo urgente e seguro sem sair de casa também é uma delas.
Mas então, o que diferencia as ofertas de empréstimo sérias dos golpes espalhados pela grande rede?
Golpes de empréstimo pela internet
No último mês de julho, uma moradora da cidade de Araxá, em Minas Gerais, registrou boletim de ocorrência de um golpe de empréstimo sofrido por ela. A moradora, que não teve seus dados identificados pela polícia, registrou um prejuízo de R$ 1.699.
A vítima, ao precisar de dinheiro urgente, resolveu pesquisar opções pela internet e acabou caindo em um site falso que oferecia empréstimo com o nome de uma outra empresa conhecida do ramo.
Após uma troca de e-mails e conversas via WhatsApp, a vítima recebeu o contrato e foi informada de que deveria transferir a quantia de R$ 250 para liberação do valor. Ela fez o depósito e foi informada de que devido a alguns problemas no processo deveria transferir mais dinheiro para a conta da suposta empresa.
Segundo a polícia, ela somente se deu conta de que era um golpe quando, ao tentar fazer mais um depósito em uma lotérica, a atendente lhe chamou atenção para a possibilidade de ser um crime.
O que fazer para se prevenir
Casos como o de Araxá são comuns, mas não são motivos para alarde. Basta ver que, com alguns pequenos cuidados, a vítima da história acima poderia ter evitado o prejuízo sofrido.
O primeiro cuidado é nunca fazer um depósito adiantado para liberação do dinheiro. Essa é a primeira indicação de um golpe, visto que é assim que os criminosos ganham dinheiro em cima da vítima. Por isso, basta ficar atento: nenhuma empresa idônea solicitará quantia alguma para aprovar o empréstimo. A avaliação do pedido é feita com análise do perfil financeiro do solicitante, sem que nenhum pagamento precise ser feito antes da liberação do dinheiro emprestado.
Além disso, é importante verificar a segurança do site em que se faz o pedido. No caso de Araxá, os criminosos criaram um site falso com o nome de uma financeira conhecida, mas basta um pouco de atenção para ver que não se tratava do site oficial da empresa. O primeiro ponto é olhar se o endereço está protegido com tecnologia HTTPS, que garante criptografia dos dados que são enviados por ele.
Em segundo, verifique se há política de privacidade descrita e se a financeira possui endereço físico. Por mais que o processo aconteça todo pela internet, toda e qualquer empresa precisa estar devidamente registrada em um endereço real. Adicionalmente, cheque o CNPJ da empresa e veja se ele está registrado junto à Receita Federal e sob qual nome. Você pode fazer essa checagem clicando aqui.
Como pedir empréstimo online urgente
Ao encontrar uma empresa de confiança que ofereça empréstimo online, como a fintech MoneyMan, o processo de solicitação é bem simples. Basta preencher alguns dados pessoais, como nome, CPF, endereço, renda e conta bancária. Os dados variam de empresa para empresa, mas é importante também ter cuidado com o que você informa.
No caso dos dados da conta bancária, é normal que sejam solicitados para verificar sua movimentação e histórico de crédito, mas o MoneyMan, por exemplo, só utiliza os dados para visualizar seu extrato sem que possa fazer nenhum tipo de transação no seu nome.
Com isso, o sistema faz uma análise automática e retorna a aprovação ou não do pedido em apenas alguns minutos. Sendo aprovado, o dinheiro é liberado na sua conta e você só fará o pagamento da primeira parcela em uma data posterior, conforme combinado no seu contrato com a financeira.
