Duas empresas industriais do Nordeste do país venceram a primeira edição do Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio (CNI) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O reconhecimento veio nesta última terça-feira (02), durante cerimônia em São Paulo, que reuniu os finalistas do Prêmio, executivos e autoridades.
A pernambucana Zenite Soluções em TI conquistou a categoria Gestão da Inovação, enquanto a Isoblok, do Rio Grande do Norte, foi premiada em Desenvolvimento Sustentável, ambas representando micro e pequenas empresas nacionais.
Aliada ao grupo europeu Purever Industries, a potiguar Isoblok desenvolveu o projeto “Compósito Ecológico”. Usado no preenchimento de lajes, composição de paredes internas e painéis com isolamento termo-acústico, o novo material é leve, econômico e ecológico. Além da redução dos custos nas edificações, o projeto minimizou o impacto ambiental de construções, colaborando para o equilíbrio do meio ambiente.
A busca por conhecimento norteou a Zenite Soluções em Tecnologia da Informação. A empresa desenvolveu um software para medir a produtividade de seus colaboradores, promovendo a valorização dos profissionais e a melhoria dos resultados. Os programas ZAP – Zenite Ação Premiada e ZIP – Zenite Indicação Premiada foram criados para estimular as equipe a identificar oportunidades de agir de forma inovadora.
O Prêmio
Idealizada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a premiação considerou critérios como originalidade, funcionalidade, impactos no grau de competitividade da empresa, custos, prazos do desenvolvimento do projeto e o uso de técnicas empregadas. A iniciativa recebeu mais de 400 propostas nas áreas de Gestão da Inovação, Design, Desenvolvimento Sustentável e Competitividade.
Aberta a todas as indústrias associadas às federações estaduais, as organizações selecionadas receberam avaliação do projeto apresentado, com apontamentos sobre o desempenho e a conduta da empresa. Além do feedback, as vencedoras da categoria Gestão da Inovação tem recursos financeiros pré-aprovados, que variam entre R$ 300 e R$ 700 mil, para desenvolver projetos no Edital SENAI-SESI de Inovação. Os demais ganhadores participam de curso de Educação Executiva, com escola de negócios reconhecida internacionalmente.
