Estima-se que o Brasil tenha cerca de 62 milhões de jogadores de games, o que coloca o país no 13º lugar no mercado mundial. Além disso, em termos de desenvolvimento, o Brasil ocupa o 11º lugar, com grande previsão de crescimento nos próximos anos. E para atender esta demanda, as empresas de games do Brasil estão se adaptando, mirando, principalmente, os jogos para celulares, que é o mercado com maior potencial de crescimento. Existem várias aplicativos de jogos que podem oferecer excelentes jogos para celular, por exemplo, Betano app. De acordo com especialistas da área de games e de celulares, acredita-se, inclusive, que, nos próximos anos, a própria indústria de aparelhos móveis desenvolva seus produtos focando a capacidade de reproduzir os jogos com eficiência, para atender a demanda dos jogadores.
Em 2021, o mercado de games em aparelhos móveis, como celular e tablet, movimentou pouco mais de R$ 468 bilhões, em todo o mundo, isso representa mais da metade (52%) de todo o faturamento do setor. No Brasil, a tendência dos gamers segue o mesmo padrão. De acordo com pesquisa realizada no primeiro semestre de 2022 pela Fundação Getúlio Vargas, denominada Games Brasil, pouco mais de 48% dos jogadores brasileiros de games preferem jogar no celular do que em consoles.
Crescimento
De acordo com pesquisa da empresa Newzoo, a América Latina tem um enorme potencial de crescimento nesta área para os próximos anos, pois é a região que o número de gamers mais cresce em todo o mundo, e o Brasil se destaca, não apenas pelo número de jogadores, mas também pelo número de empresas que desenvolvem games. Além disso, o número de pessoas que assistem aos confrontos online, através de stream ao vivo, também cresce em alta escala, tornando o país como um dos principais focos de campanhas de marketing de grandes empresas do ramo. Tudo isso aliado ao serviço de internet, que tem melhorado muito no país, oferece boas condições para que os jogadores desfrutem de alta velocidade de conexão.
Empresas
As empresas de games do Brasil destacam-se através de parcerias e de trabalho focado na experiência do usuário. Com criação de jogos bem humorados e fáceis de aprender a jogar, os jogos desenvolvidos no Brasil estão ganhando destaque internacional, principalmente nos países vizinhos da América Latina. Dentre as empresas que desenvolvem games para celular no Brasil, destacam-se:
· PubliMobile
· Big Green Pillow
· Rogue Snail
· Aquiris
· Mad Mimic
· Pulsatrix
· Pixel Punk
· Flux Games
Esta empresas já estão bem desenvolvidas, com equipe técnica de ponta e um bom cardápio de jogos, colocando-as em evidência no cenário internacional.
Jogos para celular
Agora, a tendência é focar cada vez mais os jogos para celular e tablet, pois o crescimento do uso de dispositivos móveis cresce exponencialmente em todo o mundo e, claro, isso reflete no aumento no número de jogadores também, oferecendo oportunidades únicas para as empresas do setor de games. Com o aumento no número de dispositivos móveis, a produção de games para estes aparelhos se torna o alvo das empresas e estúdios desenvolvedoras de jogos.
Desafios
O setor de desenvolvimento de jogos do Brasil ainda enfrenta muitos desafios para conseguir ingressar no mercado internacional de forma competitiva. Um destes desafios engloba as taxas de produção, comercialização e exportação dos produtos criados por aqui. A política de exportação de software, por exemplo, cria um entrave para empresas que começam a crescer para além das fronteiras do país. Além de dificultar o crescimento das empresas nacionais, isso faz com que muitos profissionais da área optem por continuarem sua carreira no exterior. Apesar de existirem, sim, muitos incentivos para a produção de produtos tecnológicos, como os Parques Tecnológicos existente em diversos municípios, os desenvolvedores brasileiros ainda enfrentam dificuldades para apresentarem seus produtos de forma competitiva no cenário internacional.
Oportunidades
Por outro lado, o crescimento do número de gamers que optam por jogar em dispositivos móveis, cria oportunidades para que as empresas desenvolvedora de games criem produtos criativos a um custo um pouco mais baixo, e ainda ganhem um mercado mais amplo, pois ao desenvolver jogos para celular, o produto ganha um público bem maior do que os jogos produzidos especificamente para um console.
A grande adaptação, atualmente, é para que os games tragam alguma conexão e interatividade com as redes sociais. Permitir que usuários se enfrentem, se convidem ou criem equipes através das redes sociais é uma das estratégias usadas para que os jogos se popularizem e se tornem, ao mesmo tempo, mais inclusivos.
O mercado de desenvolvimento de games no Brasil ainda passa pela fase de consolidação e as ferramentas necessárias para que o setor se torne sólido estão disponíveis e acessíveis. Os criadores precisam, agora, entender cada vez mais o comportamento do usuário diante de cada estilo de jogo, para que os games possam oferecer uma experiência diferenciada, um objetivo difícil diante de um mercado competitivo e global.
O crescimento do setor passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de jogos para celular e isso oferece oportunidades para que as empresas consigam produzir jogos criativos e cativantes.