Em Alagoas, 17 empresas concorrem ao Prêmio Estadual da Qualidade deste ano. Destas, 12 estão situadas em Maceió e as demais no interior do Estado. O Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ) possui dois níveis diferentes de premiação: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.
O resultado do prêmio será divulgado em uma cerimônia de premiação, que está marcada para o dia 19 de novembro. As empresas inscritas são avaliadas através do Relatório de Gestão que tem por base o Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Segundo Isabella Bezerra, superintendente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), são vários itens envolvendo os oito critérios da excelência do modelo: Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Sociedade, Informações e Conhecimento, Clientes, Processos e Resultados.
Segundo Isabella, para serem reconhecidas com a premiação, as empresas devem possuir um modelo de gestão implantado e alinhado ao Modelo de Excelência de Gestão. Ou seja, precisam implantar práticas de gestão que atendam aos requisitos dos oito critérios de excelência, além de monitorar seus resultados em todos eles.
A premiação possui diferentes graus, nos quais as empresas vão evoluindo conforme se inscrevem. “O PEQ possui níveis de acordo com a maturidade da gestão e do Caderno escolhido: Compromisso com a Excelência – Nível I: 250 pontos; Rumo a Excelência – Nível II: até 500 pontos e categorias (de acordo com a pontuação obtida) Bronze, Prata e Ouro”, explicou Isabella.
