Executivos de três empresas nacionais estiveram na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), nesta terça-feira (24), para discutir a possível implantação de unidades industriais e centrais de distribuição em Alagoas. A reunião foi conduzida pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, e o diretor de Relações com o Mercado da Seplande, Glifson Magalhães.
Durante o encontro, foram apresentados aos empresários os benefícios que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), ferramenta que oferece incentivos fiscais, creditícios e locacionais para novos empreendimentos que desejam chegar ao Estado. A visita dos empresários a Alagoas foi intermediada pelo ex-secretário de Defesa Social de Alagoas, Paulo Rubim, que participou da reunião.
“A atração de novos negócios consolida a política de desenvolvimento econômico implantada na atual de gestão de Governo. É importante que o setor empresarial conheça o que o Estado pode oferecer. O que estiver ao nosso alcance para garantir a chegada desses empreendimentos será concluído e no espaço de tempo mais breve possível”, disse o secretário adjunto Keylle Lima.
Participaram da reunião representantes da empresa paranaense Procir, especializada em vídeo cirurgias e implantes. Executivos do Grupo Am3world, também do Paraná, responsável por importar e exportar materiais para produtos de diversos segmentos, além de produzir brinquedos.
A terceira empresa representada foi a Exxomed, da cadeia produtiva da química e do plástico, que atua no ramo de distribuição de produtos hospitalares: artroscopia, buco maxilo, neurocirurgia, videolaparoscopia, otorrino, entre outros. Os investidores são do município de São Carlos, interior de São Paulo.
Os executivos estudam a implantação de novas unidades na região Nordeste, tendo em vista suprir questões logísticas e entrar em novos mercados, visando o crescimento econômico apresentado pela região nos últimos anos. “É uma oportunidade de expandirmos nossas fronteiras e prospectarmos novos negócios. Tomamos conhecimento da política implantada pelo Governo de Alagoas, que chamou nossa atenção. Estudaremos as possibilidades para tomarmos nossas decisões”, explicou o diretor da Exxomed, Onofre Neto.
O empresário ainda destacou que esse tipo de empreendimento, da área hospitalar, além da contribuição do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico para o Estado, oferece uma série de benefícios do ponto de vista acadêmico, por conta da forte atuação das universidades dessa área no controle e desenvolvimento de produtos.
Ao final do encontro, acompanhados do diretor Glifson Magalhães, os empresários visitaram o Polo Multissetorial Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, para conhecerem possíveis áreas de implantação dos empreendimentos.
