×

Negócios/Economia

Empresários de móveis alagoanos participam de salão internacional

Empresários participantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de Maceió e Entorno, do Agreste, e associados ao Sindmarc-AL (Sindicato da Indústria de Marcenaria e Esquadrias do Estado de Alagoas), participaram, entre os dias 9 e 14 de abril, do 52º Salão Internacional do Móvel, em Milão, na Itália.

O evento, considerado a maior feira do mundo no segmento, teve como objetivo possibilitar aos empresários alagoanos uma visão macro do design e das tendências mundiais, no que se refere à inovação, acabamento, formas, cores de móveis e objetos de decoração.

A participação dos produtores alagoanos na Feira começou a ser idealizada a partir das capacitações como o Curso de Design, oferecida pelo grupo em agosto de 2012 na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Em seguida, após o sucesso na participação dos empresários no XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetura, realizado no mês de novembro do mesmo ano, em Maceió, onde todos foram premiados, a necessidade de maior aprendizado se tornou prioridade.

Baseados nisso, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), em parceria com a Fiea e o Sebrae-AL, tornou possível a participação dos empresários alagoanos no Salão Internacional.

Para a diretora de APL da Seplande, Geanne Daniella, os empresários conquistaram uma importante etapa rumo à excelência com esta primeira missão internacional, uma vez que a feira de design de Milão é um mostruário de todas as tendências do mundo.

O Salão de Móvel de Milão reúne expositores de todo o mundo. Um dos pavilhões, o satélite, é dedicado aos novos talentos. Este ano, a presença de empreendedores do nordeste e sul do Brasil fez a diferença. Com um novo olhar, os expositores apresentaram cadeiras, mesas e bancos explorando novas texturas, acabamentos e cores e, acompanhando o mundo, o uso da iluminação de LED em móveis se fez presente em muitos estandes.

Para a empresária Maria Cristina Santos, da Complementto D, os pontos fortes de cada produto do Salão são a qualidade dos materiais e dos acabamentos. Para ela, além do design, as peças trazem o valor agregado do conceito e da excelente finalização.

“É preciso destacar que os variados materiais disponíveis no evento possibilitam verdadeiramente que os criadores deem asas à imaginação. Nós, enquanto empresários, mais do que nunca, vamos buscar essa diferenciação”, salienta.

Ao falar sobre a representatividade da categoria em eventos desse porte, a presidente do Sindmarc-AL, Jerlane Carneiro, ressaltou a importância do apoio recebido, para que os empresários pudessem participar do Salão.

“Não podemos deixar de destacar a parceria existente entre o nosso sindicato, o Programa de Arranjos Produtivos Locais, a Fiea e o Sebrae-AL. Sem eles, não alcançaríamos esta realização. Várias ações já foram desenvolvidas em prol do fortalecimento e competitividade das indústrias locais. Esperamos continuar realizando ações como esta, contando sempre com o apoio daqueles que fazem as industrias do mobiliário alagoano e demais parceiros”, concluiu.

Atualmente, o PAPL é formado por 18 APLs, são eles: Apicultura do Sertão, Oleiro Cerâmico, Apicultura Litoral e Lagoas, Fruticultura do Agreste, Fruticultura Vale do Mundaú, Horticultura, Mandioca, Extração Artesanal de Granito, Móveis do Agreste, Móveis Maceió e Entorno, Ovinocaprino, Fitoterápico, Piscicultura, Rizicultura, Tecnologia e Informação, Turismo Caminhos São Francisco, Turismo Costa dos Corais e Turismo Lagoas e Mares do Sul.