×

Alagoas

Empresários conhecem produtos alimentícios de agricultores dos APLs

Empresários que integram a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) conheceram, na tarde da última terça (05), alguns dos principais produtos de atividades agrícolas dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Alagoas. O momento de degustação, realizado no Restaurante Bodega do Sertão, teve o objetivo de articular a inclusão dos produtos na atividade turística local, através das redes de bares e restaurantes do estado.

“Estamos em um momento inicial, que deverá render futuras parcerias. Temos uma carência significativa de qualidade dos produtos locais e isso nos leva a comprar de fornecedores vindos de fora do estado. Por isso, é de suma importância conhecer uma produção local de qualidade e de mais fácil acesso”, explicou a diretora executiva da Abrasel, Vega Vergetti.

Na ocasião, o APL de Fruticultura do Vale do Mundaú apresentou suas principais produções – suco de laranja mista, produzido pela Cooperativa dos Plantadores de Laranja Lima (Cooplal), de Santana do Mundaú, e frutas desidratadas, destacando a capacidade de comercialização das mercadorias.

Para a gestora do Arranjo, Valdelane Tenório, a possível parceria com os empresários garante, diretamente, o desenvolvimento econômico dos produtores de agricultura familiar, além de facilitar o acesso da população a alimentos saudáveis e de qualidade.

“Esse é um momento muito esperado por nós que fazemos o APL Fruticultura do Vale do Mundaú, já que representa a oportunidade de inserção em um novo mercado. Já comercializamos para supermercados e agora pretendemos alcançar as redes de estabelecimentos, com parceria que traz diversos benefícios a ambos, por incentivar o consumo saudável dos clientes e garantir o sustento dos produtores do campo”, ressaltou.

Com lugar garantido na culinária alagoana, a tradicional goma de tapioca representa uma das principais apostas do APL Mandioca no Agreste. Para a degustação dos empresários, foram selecionadas as principais farinhas utilizadas na produção do prato, produzidas no município de Arapiraca.

Após a degustação, os empresários se mostraram animados com a possibilidade de incluir mais um item local em seus estabelecimentos comerciais.

“Eu trabalho com um cardápio regional e isso é, sem dúvidas, mais um atrativo para o público consumidor. Na atividade turística, por exemplo, é necessário oferecer uma experiência completa para os visitantes e isso inclui uma gastronomia que fale do destino”, afirmou o proprietário do restaurante Mestre Cuca Thiago Falcão.

Dentro da ação de inclusão dos APLs na atividade turística de Alagoas, devem ser apresentados, posteriormente, os arranjos de Ovinocaprinocultura no Sertão e Piscicultura Delta do São Francisco.

O Programa de Arranjos Produtivos Locais é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas.