Skip to content

Empresa X- Via Tecnologia apresenta cases de sucesso inspirados na digitalização governamental da Estônia

  • Home
  • Alagoas
  • Empresa X- Via Tecnologia apresenta cases de sucesso inspirados na digitalização governamental da Estônia

Blog

Empresa X- Via Tecnologia apresenta cases de sucesso inspirados na digitalização governamental da Estônia

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), Christiano Mendonça, e o superintendente de Governo Digital da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Pedro Souza, lideraram uma importante reunião na tarde desta quarta-feira (5), com as três Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Governança Eletrônica (CONSEGE) – Plataforma, Cibersegurança e Aquisição de TI  – para apresentação de uma empresa de tecnologia com cases de sucesso na Estônia para a potencial implementação de soluções semelhantes em Alagoas.

O encontro aconteceu na sala de monitoramento da Seplag e reuniu diversas secretarias de Estado. Durante a reunião, foram apresentados os cases de sucesso na Estônia, um país que se destaca mundialmente pela transformação digital abrangente de seus serviços públicos. O país, recentemente visitado pelo governador Paulo Dantas, representantes do ITEC e outras secretarias do governo alagoano, tem 99% dos seus serviços governamentais digitalizados.

Christiano Mendonça enfatizou a importância de se inspirar nas práticas estonianas para melhorar a eficiência e a transparência dos serviços públicos no estado.

“A transformação digital da Estônia é um exemplo claro de como a tecnologia pode revolucionar a administração pública, tornando-a mais acessível e eficiente para os cidadãos”, afirmou Mendonça.

A visita à Estônia foi uma oportunidade para as autoridades alagoanas compreenderem de perto como a digitalização pode ser implementada em larga escala, promovendo benefícios significativos para a população. A reunião com a X-Via é um passo importante na direção de uma governança digital em Alagoas, visando a modernização e a melhoria contínua dos serviços prestados pelo governo.

De acordo com Christiano, os próximos passos incluem uma apresentação mais técnica da empresa nesta quinta-feira, no ITEC, para conhecer a infraestrutura do órgão e posteriormente um encontro com o secretariado do CONSEGE e com o governador Paulo Dantas.

“A expectativa é que, com a adoção dessas tecnologias, o estado de Alagoas possa proporcionar maior comodidade e agilidade no atendimento ao cidadão, além de promover a inclusão digital e a inovação no setor público”, concluiu Mendonça.

Por Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também