×

Negócios/Economia

Empresa do setor químico-plástico planeja instalação de fábrica em Alagoas

Secretario adjunto Keylle Lima em reunião com executivos da empresa catarinense GDM Plásticos

Executivos da empresa catarinense GDM Plásticos, especializada na produção de embalagens flexíveis, estiveram nesta terça-feira (16), na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), para alinhar as ações referentes à instalação de uma fábrica de filme Polietileno (stretch) em Alagoas. A indústria, que deverá ser instalada em um espaço de 30 mil m² no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, conta com investimentos previstos na ordem de R$ 22 milhões, gerando cerca de 80 empregos diretos.

A GDM Plásticos já está alocada em Alagoas desde o início do ano no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, fazendo armazenamento e distribuição dos materiais produzidos na sede da empresa em Santa Catarina para o Nordeste. De acordo com o diretor da GDM, Gleb Zomer, até o final de 2011, a empresa vai investir cerca de R$ 1 milhão para iniciar as operações em Alagoas, ainda em fase inicial, realizando exclusivamente o processo de acabamento dos materiais fabricados.

Durante a reunião, os empresários discutiram com o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima e o diretor de Relações com o Mercado da Seplande, Glifson Magalhães, quais procedimentos jurídicos e administrativos serão necessários para a instalação da empresa. Keylle Lima solicitou à equipe da GDM Plásticos o planejamento das ações que estão executados pela empresa – detalhando custos, investimentos, prazos, entre outras pendências – que deve ser entregue no prazo máximo de 60 dias.

Gleb Zomer destacou o crescimento do setor químico-plástico em Alagoas e na região Nordeste como o grande fator que motivou a GDM Plásticos a instalar a primeira fábrica fora do estado de Santa Catarina. Ele afirmou que, atualmente, 15% do faturamento total da empresa decorre de exportações para a região.

“Detectamos o grande potencial e os avanços que a cadeia da química e do plástico está alcançando no Nordeste. Alagoas acompanha esse ritmo, atraindo novos empreendedores uma vez que já conta com o setor consolidado”, explicou.

Segundo o diretor Glifson Magalhães, a instalação de uma fábrica da GDM Plásticos confirma a crescente de investimentos em Alagoas nas áreas de indústria e comércio. “Mais uma fábrica da cadeia produtiva do plástico, além de gerar mais emprego e renda para os alagoanos, coloca o Estado como uma referência deste segmento no Nordeste”, afirmou Glifson, destacando o trabalho do Governo de Alagoas voltado para o desenvolvimento econômico e social.

Visita

Acompanhados do diretor Glifson Magalhães, os executivos estiveram no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela nesta terça-feira para analisar possíveis locais onde a indústria da GDM Plásticos poderá ser instalada. Os empresários fizeram o registro fotográfico dos terrenos, que serão estudados por toda a equipe técnica da GDM.