O diretor de Relações com o Mercado da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Glifson Magalhães, esteve reunido nesta quinta-feira (1º) com executivos da empresa Clodax para tratar sobre a implantação da nova unidade fabril da companhia, que será construída no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela (PJAV), em Marechal Deodoro.
O encontro teve por objetivo definir os próximos passos e detectar as prioridades para dar celeridade ao início da construção da nova fábrica, que deverá ocorrer até o mês de junho. Questões sobre logística, distribuição de energia, gás e o fornecimento da matéria-prima que dá origem aos produtos da Clodax foram alguns dos assuntos tratados.
O projeto de construção da unidade no Polo José Aprígio vilela compreende um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões e vai garantir 46 empregos diretos. A empresa tem sua sede na cidade de São Paulo e é especializada em reciclagem de materiais plásticos. Atualmente, a capacidade de processamento e produção de polímeros PET – PCR da Clodax é de aproximadamente 12 mil toneladas/ano.
Área Social
O diretor Glifson Magalhães salientou a geração de empregos indiretos e novas oportunidades para profissionais que trabalham com material reciclável proporcionadas pela Clodax. Como o principal produto utilizado pela empresa são os resíduos descartáveis, adquiridos de cooperativas, associações e de profissionais autônomos, a nova fábrica vai oferecer uma chance de incremento de renda para catadores desses materiais.
O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, fez questão de destacar o impacto social provocado por implantações de unidades como a da Clodax. “Além de proporcionar um retorno expressivo na conservação do meio ambiente, a reciclagem promove a geração de renda e a ocupação de um número expressivo de pessoas”, afirma.
A Clodax também contará com uma sede no município de Rio Largo, às margens da rodovia BR-104. Já está sendo finalizada a implantação de uma unidade para lavagem e flake do PET, que vai ofertar cerca de dez empregos diretos em Alagoas.
