×

Negócios/Economia

Empresa de fibra ótica conhece estrutura de pesquisa em Alagoas

Equipamento pode traduzir mais empregos para os alagoanos

Na segunda visita a Alagoas este ano, a empresa Skylane Optics, fabricante de transceptores ópticos (equipamento que conecta fibras óticas), veio conhecer de perto a estrutura de pesquisa e desenvolvimento no Estado. Diretores e dirigentes da multinacional receberam carta branca do governador Renan Filho para prospectarem parcerias e viabilizarem a instalação no estado.

O diretor da matriz, Philippe Bolle, e o diretor para desenvolvimento de negócios no Brasil, Rudinei Carapinheiro, foram recepcionados pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana. Eles visitaram centros de pesquisa na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ainda recebidos pelo reitor Eurico Lôbo. A comitiva também esteve no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e finalizaram a visita técnica com um encontro com o governador Renan Filho.

A empresa de origem belga tem sua primeira planta na América Latina instalada em Campinas (SP) e quer vir para Alagoas, “atraída pelos diferenciais competitivos na área de tecnologia da informação, tais como a presença de um ambiente inovador por meio da construção do Parque Tecnológico de Alagoas e o Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, em Jaraguá”, enfatizou o secretário Pablo Viana.

O interesse no estado ainda é justificado pelos incentivos fiscais e tributários, um modelo competitivo de importação, além das facilidades de integração, intermediação e comunicação entre os setores público e privado, além das instituições de ensino e pesquisa.

O diretor da Skylane na Bélgica, Philippe Bolle, informou que o interesse da empresa de transceptores ópticos em vir para o estado é de fazer todo o ciclo de produção em Alagoas, desde o desenvolvimento de pesquisas para melhorias e novos produtos, em parceria com as universidades, até o momento de exportação, mantendo cooperação entre centros de pesquisa, Governo e empresas locais.

Diretamente, as intenções do executivo contribuem com a geração de empregos, incentivo e valorização dos pesquisadores alagoanos, sobretudo no aumento da arrecadação estadual.

Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios no Brasil, Rudinei Carapinheiro, a Skylane quer trazer integralmente a sua planta para Alagoas.

“Temos as melhores referências daqui e podemos desenvolver parcerias que sejam boas não apenas para os negócios da nossa empresa, mas também para o governo do Estado e os centros de pesquisa das universidades”, reforçou o diretor.

A Skylane pode desenvolver em Alagoas produtos e serviços em fotônica e transmissão de dados, criptografia de dados (segurança da informação), e transmissores óticos. Essas áreas podem ser mais desenvolvidas e encontram pesquisas tanto no Instituto da Computação e no Departamento de Física da Ufal. Em ambos os lugares, hoje contam com cerca de 16 grupos de pesquisa.

Já no Ifal, o Laboratório de Sensoriamento Óptico e de Informática e o Laboratório de Eletroquímica, estão prontos para novas demandas de pesquisa, segundo informou o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Carlos Henrique Almeida.

Providências

O governador Renan Filho se colocou à disposição para agendar encontro com gestores da Braskem, a qual pode fazer parcerias com a Skylane para a produção de fibra plástica. Ele determinou aos secretários que façam o acompanhamento de todas as necessidades para a implantação da empresa no Estado ainda este ano.