Símbolo da maior torcida do Brasil, time que coleciona fãs por todo o País, o Flamengo segue poderoso, mas já não ocupa a liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol brasileiro. As inúmeras ações de marketing desde a chegada de Ronaldo Fenômeno e, principalmente, do centenário do clube, além da enorme presença de público nos estádios, levaram o Corinthians, embalado por sua fanática torcida, carinhosamente chamada de “nação alvinegra”, a assumir a marca de maior valor em 2010: R$ 749,8 milhões, informação baseada num estudo realizado pela Crowe Horwath RCS, empresa de auditoria das mais conceituadas no país.
O São Paulo, equipe reconhecida pela atenção a sua área de marketing, também conseguiu importante avanço e assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhões. O Flamengo agora passou a ocupar o tereciro posto, com a marca avaliada em R$ 625,3 milhões. Enquanto o Palmeiras se manteve na quarta posição (R$ 444,1 milhões), o Vasco ganhou duas em relação a 2009 e agora é sétimo. O campeão brasileiro Fluminense e Botafogo caíram uma posição cada.
As análises financeiras foram extraídas das demonstrações contábeis dos clubes e não foram considerados os recursos com transferências de atletas. As cifras diretamente relacionados ao cálculo do valor da marca foram consolidados em quatro macrorreceitas: marketing, estádio, sócios e mídia.
Embora alguns tenham crescido mais que outros, o estudo conclui que os 12 maiores clubes nacionais apresentaram evolução nos últimos anos. A melhora está diretamente relacionada a fatores como a continuidade da ampliação das receitas com estádio, marketing, sócios e mídia; aumento do interesse de patrocinadores e valor das cotas negociadas; ampliação das receitas de televisão; maior participação do torcedor nos negócios; melhora na renda do consumidor brasileiro e aquecimento da economia nacional.
Esses três clubes, todavia, levam vantagem em relação à maioria dos outros clubes porque não perdem grande participação entre o público feminino e crescem consideravelmente entre os torcedores de 16 a 24 anos. “O estudo mostra um crescimento do Flamengo em valor de marca, só que inferior ao registrado por Corinthians e São Paulo. Ou seja, todos estão crescendo, a diferença está no ritmo de cada um”, afirma Amir Somoggi, responsável pelo trabalho.
Ainda segundo a empresa, o maior desafio, a partir de agora, para os departamentos de marketing é criar um canal estreito e contínuo de relacionamento com seus milhões de torcedores, auxiliar os patrocinadores nos investimentos, relacionar-se com diferentes públicos (utilizando-se para isso das muitas ferramentas existentes) e vender produtos e serviços.