Executivos da empresa Amitech, maior produtora do Brasil de tubos de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV), estiveram na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), nesta quinta-feira (15), para discutir a possibilidade de instalar uma fábrica em Alagoas em 2012. A Amitech pretende investir cerca US$ 20 milhões, gerando até 100 empregos diretos em uma nova sede da empresa na região Nordeste.
Em reunião com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, os empresários tomaram conhecimento da política de incentivos fiscais do governo de Alagoas, o local mais propício para a implantação do empreendimento, a qualificação da mão de obra que poderá ser utilizada na empresa, como também a consolidação da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) do Estado.
Os executivos também esclareceram questões de logística, acesso, transporte, distribuição de energia na região que a Seplande entende como mais adequada para a instalação da fábrica, o Polo José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro (PJAV).
Até o final de setembro, uma equipe de técnicos da Amitech estará em Alagoas para visitar o possível local de instalação da empresa, que tem sede na cidade de Ipeúna (SP).
A empresa
A Amitech é uma empresa brasileira controlada pelo grupo colombiano Inversiones Mundial, uma das maiores corporações da América do Sul, que fabrica resinas, tintas, produtos químicos, bens de consumo e tubos. O faturamento anual da Inversiones Mundial gira em torno de R$ 1 bilhão e tem apontado um crescimento de 60% desde 2008. Além de Brasil e Colômbia, o grupo está presente na Venezuela, Equador, México, Chile e Argentina.