Galgar o desenvolvimento da cidade de Arapiraca. Foi com este intuito que a prefeita Célia Rocha se empenhou em trazer à tona uma realidade há muito requerida pelos empresários locais: a instalação efetiva do Polo Moveleiro do Agreste.
Na manhã desta sexta-feira (16), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Arapiraca, houve a assinatura por parte do Banco do Nordeste com o empresário Luiz Sandes, que obteve financiamento de 12 anos, no valor de R$ 1 milhão, para ampliar seu negócio e adquirir lote no Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão.
O local, situado às margens da rodovia AL-220 na comunidade Lagoa do Capim, é parte de convênio entre a Prefeitura, a Associação dos Moveleiros do Agreste (Amagre) e Governo do Estado. Coube à Administração Pública Municipal fazer o desmembramento do terreno, reconhecê-lo como uma área isolada urbana e viabilizar todos os processos referentes à concessão dos lotes.
“Este é o primeiro financiamento que ocorre e tenho certeza que o Banco do Nordeste era o parceiro que os pequenos empresários precisavam. A conquista do arapiraquense na própria cidade de Arapiraca nos comove. O encaminhamento deste polo irá gerar quem sabe até mais empregos que o call center, que também conseguimos trazer devido aos esforços da secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio. Muitos pequenos frutos vão surgir a partir de agora e o Sandes Estofados é apenas um exemplo dessa conquista. Estou muito contente pelo Polo Moveleiro virar realidade para empresários locais”, diz a prefeita Célia Rocha.
Por sua vez, Luiz Sandes se disse bastante feliz pelo financiamento e pelo apoio dado pela Prefeitura, em todos os âmbitos. Ele começou em 1997, no bairro Poço Frio, confeccionando sofás no quintal de casa. “O primeiro investimento que tive foi da mulher que hoje é minha esposa, Niuzete. Ela colocou R$ 500 e conseguimos deslanchar. E, agora, novamente posso contar com o auxílio do bando e da administração pública para crescer ainda mais e expandir meu negócio para fora”, comenta, ressaltando a importância também do Sebrae-AL, do APL dos Móveis e dos vereadores, presentes na reunião.
“Não sou natural de Arapiraca, mas aprendi a amar esta cidade. E, digo, é louvável e para se comemorar a abertura deste empreendimento. O papel do poder público é gerar condições para que o empresariado possa se instalar e fazer mais empregos, fato que a prefeita Célia está realizando”, coloca o gerente do Banco do Nordeste, Sandro Ribeiro, que se dispôs a ajudar outras empresas que se interessarem no financiamento.
“Esse polo vai valorizar nossa região metropolitana ainda mais, crescendo a área moveleira e dando empregabilidade e oportunidade para que surjam novas fábricas, tendo elas incentivo fiscal. Futuramente, haverá lá, inclusive, uma Escola de Marcenaria”, pontua a secretária Myrka Lúcio.
Segundo ela, em breve novas empresas assinarão o termo de compra e venda dos lotes, a exemplo da Marmorarte, Amazon Portas e Léo Móveis, que se encontram em tramitação na Prefeitura de Arapiraca. O E.S. Lima Móveis já iniciou obras.
Nascimento Leão
O local ganhou o nome de um dos maiores empreendedores da região Agreste: o vereador José Nascimento Leão de Melo, figura notória no meio político por ter muita fibra em suas decisões e também por seu lado humanitário.
Foi ele quem criou a primeira fábrica de fumo picado em Arapiraca, primeira gráfica, o primeiro jornal semanal e a Usina de Brita. Nascimento Leão, como era mais conhecido, lutou bastante por classes menos abastadas, sobretudo de comunidades como o Poção, Baixa do Capim, Lagoa do Mato e Bálsamo.