×

Alagoas

Empresa alagoana solicita área em Polo Moveleiro

Em encontro, Luiz Otavio garantiu que empresa vai recber incentivos para instalação

A alagoana Madebras é a primeira empresa que garantiu área no Polo Moveleiro Nascimento Leão, que está em fase de construção no município de Arapiraca. Aproximadamente 60 moveleiros da região Agreste serão beneficiados com o funcionamento do Polo Moveleiro, que teve o início da construção no mês de junho após a assinatura da ordem de serviço pelo governador de Alagoas.

Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na construção desse equipamento, que conta com a parceria da prefeitura de Arapiraca na cessão do terreno de 96 mil m², no povoado Sítio Capim.

Nesta quinta-feira (19), o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes conversou com o empresário da Madebras, Kennedy Calheiros, sobre os incentivos concedidos pelo governo de Alagoas aos novos empreendimentos.

O secretário explicou que deve ser elaborado projeto solicitando a concessão dos benefícios do Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesin) – locacional, creditício e fiscal.

“Queremos que Arapiraca seja conhecida como a ‘terra dos móveis’ com um polo diferenciado onde terá a presença de grandes e pequenos produtores, cada um complementando sua função na cadeia produtiva”, disse o secretário.

A intenção do empresário Kennedy Calheiros é construir uma nova empresa que atenda os produtores de móveis em quatro áreas dentro da cadeia produtiva de móveis: corte, coladeira (pois não há condições de ser feito à mão), furadeira e centro de usinagem.

“Essa nova unidade receberá o investimento aproximado de R$ 3 milhões com a geração direta de 40 postos de trabalho e 400 indiretamente. A expectativa é terminar a construção da empresa ao mesmo tempo do Polo Moveleiro para a inauguração conjunta”, completou o empresário.

A construção do Polo Moveleiro complementa as ações do Programa do APL de Móveis, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Sebrae Alagoas. Segundo o coordenador do PAPL da Seplan, Mário Paiva, o APL de Móveis apresenta grande destaque comparado as outras 12 áreas econômicas desenvolvidas no programa pelo governo de Alagoas e Sebrae.

Um dos motivos para o destaque, de acordo com Mário Paiva, é porque os produtores das cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios possuem uma forte cultura de associativismo, trabalhando de forma coletiva e integrada.

“Os produtores estão acompanhando dia a dia a construção do Polo Moveleiro. Os comentários são sempre positivos”, informou o gestor do APL de Móveis, José Gilson Melo.

O gestor explicou ainda que no polo será construída uma área (galpão) que abrigará cerca de 15 pequenos produtores, para atender as necessidades desses moveleiros que hoje confeccionam seus produtos no fundo do quintal.