Em mais uma ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), colaboradores do órgão participaram quinta-feira, 20, de um curso de primeiros socorros. A ação, que ocorreu no auditório da Emgetis, trouxe para o dia a dia dos empregados noções de salvamento e explicações sobre o que fazer, por exemplo, em um caso de choque elétrico.
De acordo com o presidente da Cipa da Emgetis, Romildo Santos, o curso atende a uma necessidade geral. “Esse tipo de conhecimento é importante não apenas para usarmos na empresa, mas também para o dia a dia de cada um, seja em sua casa, na rua. Nunca se sabe quando vamos precisar socorrer alguém”, lembrou.
O diretor presidente da Emgetis, Ezio Prata Faro, também destacou a relevância do tema apresentado. “O ideal mesmo é que a gente não precise utilizar esse tipo de informação, mas caso haja uma necessidade, é bom sempre estar preparado, pois poderemos até ajudar a salvar uma vida. Só tenho a agradecer ao Corpo de Bombeiros pela disponibilização de um dos seus homens para nos fornecer informações tão valiosas”, afirmou.
Ezio referiu-se à presença do Sargento Marinho, que, de forma bastante didática, forneceu as explicações necessárias aos empregados. “Estamos em uma época bastante propícia para a realização do curso, por isso reforcei a parte referente às queimaduras por fogos, devido às nossas tradições juninas”, comentou.
O sargento lembrou que a necessidade de realizar esse tipo de curso em empresas é lembrada em situações, por exemplo, de desmaio de funcionário ou mesmo um choque elétrico. “Quando alguém leva um choque forte, a primeira coisa que pode acontecer é uma parada cardíaca, além das queimaduras internas e externas. É importante saber, por exemplo, que se a vítima estiver inconsciente nunca se deve dar água a ela, pois poderá ocorrer uma asfixia”, orientou.
