×

Alagoas

Empreendimento turístico implanta placas solares para geração de energia renovável

Reduzir custos e buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico é o foco dos grandes empreendimentos em 2017, declarado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o ano do Turismo Sustentável. Nesse sentido, o restaurante Hibiscus Alagoas Beach Club, localizado em Ipioca, Litoral Norte do Estado, adotou a implantação de placas solares para a geração de energia renovável.

Nesta sexta-feira (13), técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) conheceram as novas instalações. Serão instaladas, ao todo, 242 placas fotovoltaicas, com um investimento total de R$ 400 mil.

O investimento foi impulsionado, ainda, devido à isenção, adotada pelo Governo do Estado de Alagoas, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre a geração distribuída de fontes renováveis.

O convênio, articulado pela Sedetur em parceria com Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e firmado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), prevê a expansão da geração de energia distribuída através da utilização de equipamentos, como placas solares em telhados e minigeradores, impulsionando a produção de energia de fontes renováveis pelos próprios consumidores.

“Com o Convênio, conseguimos estimular a produção de energia renovável, diversificando a matriz energética do Estado e reduzindo custos para os setores comercial, residencial, e, principalmente, empresarial, estimulando o desenvolvimento econômico de Alagoas”, afirmou o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Andrey Gameleira.

Os sócios-proprietários do restaurante, Vanderlei Turatti e Ronaldo Scurachio, destacaram a importância de preservar os recursos naturais e a intenção de transformar o empreendimento em um produto 100% sustentável.

“É importante que tenhamos consciência ambiental e, mais que isso, que todos adquiram conhecimento sobre a necessidade emergencial frente à responsabilidade social de buscar novas alternativas na geração de energia, além da evidente redução de gastos”, afirmou o empresário Vanderlei Turatti.