×

Maceió

Empreendedores da orla de Maceió recebem kits de fardamento

Prestadores de serviço da orla agora estão uniformizados

Os prestadores de serviços da orla de Maceió agora têm mais um motivo para sorrir. Eles receberam, nesta sexta-feira (18), um kit de fardamento composto com materiais individuais que vão proporcionar mais conforto, higiene e segurança alimentar no ambiente de trabalho.

A ação, realizada pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, em parceria com oSebrae, integra o cronograma de atividades do Programa Economia da Praia.
Foram contemplados com os kits 25 empreendedores individuais que trabalham nas areias e nas calçadas das praias de Ponta Verde e Pajuçara. Eles agora serão identificados com uma bandeira do programa e camisas, bonés e aventais que vão proporcionar um melhor atendimento ao cliente.

Segundo a coordenadora de Projetos da Desenvolve, Catalina Velásquez, o objetivo do programa, além de padronizar os empreendedores da orla, foi formalizá-los e inseri-los na economia alagoana. “Agora eles passam a ter uma fundamental importância dentro da atual evolução econômica do Estado, sendo fortalecidos e reconhecidos através da inclusão produtiva”, enfatizou.

O material, que oficializa o final das capacitações dos primeiros empreendedores envolvidos no programa, foi distribuído no próprio local de trabalho dos envolvidos. Na ocasião, a distribuição dos kits chamou a atenção dos banhistas e turistas que passavam pelo local.

Para a empresária de Brasília, Mariana Barros, que veio passar as férias em Maceió, a ação é inovadora e vai abrilhantar ainda mais as praias da capital alagoana. “Isso é um exemplo para os demais estados, pois vai padronizar e priorizar diversos fatores que influenciam no bem estar dos frequentadores da praia, principalmente nos quesitos de higiene e segurança alimentar”, destacou.

Diferencial competitivo

Antes de receber o material de fardamento, os empreendedores individuais contemplados participaram de diversas rodadas de capacitações e treinamentos. Foram orientados quanto manuseio de alimentos, finanças, marketing, e diversos outros temas que contribuíram com o desenvolvimento sustentável dos seus negócios.

Para a analista de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas, Cristiane Libardi, os prestadores de serviço demonstram muito interesse nas capacitações. “Acredito que o programa proporcionou a melhoria do negócio de cada um e isso contribui nos resultados para o desenvolvimento do estado, já que atinge diretamente o turismo e a economia”.

De acordo com a agora empreendedora individual da orla, Maria José de Castro, o programa foi fundamental para as melhorias que ela já vem aplicando em sua barraca de água de coco. “Estou cada vez mais feliz com os resultados. Fiz questão de participar de todas as capacitações, pois com elas agora tenho um diferencial no atendimento que as outras barracas não têm”, afirmou.

Economia da Praia

Com o tema Ser legal é a Nossa Praia, o programa Economia da Praia tem o objetivo de profissionalizar e formalizar os prestadores de serviços da orla de Maceió, considerada a mais bonita e uma das mais procuradas do Brasil.

Além da Desenvolve e do Sebrae Alagoas, o programa conta com a participação da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e do Maceió Conventions.