Skip to content

Empreendedor: viva a sua evolução

Blog

Empreendedor: viva a sua evolução

A expressão “viva a sua evolução” está sendo utilizada em um slogan da Construtora Uchôa, de Maceió, para um novo empreendimento imobiliário na orla de Cruz das Almas/Jacarecica, para quem data venia para utilizar neste espaço e não ser imputado de plágio, porém sem nenhum cunho de merchandising.

Quando vinculo a mesma expressão ao empreendedorismo é pelo seu significado profundo, ilimitado e atemporal que deveria ser um norte permanente para as pessoas que decidem iniciar ou reiniciar o sonho de ser proprietário/empresário de empresas com finalidade lucrativa ou não.

Importantíssimo é a reflexão de quem pretende iniciar a jornada do empreendedorismo, sobre a responsabilidade que terá perante a sociedade quando suas atividades forem colocadas à disposição dela, pois hoje é inaceitável produtos ou serviços que não atendam os requisitos de qualidade e preço justo, sendo o profissionalismo o vetor básico para se alcançar o sucesso na nova atividade, seja como autônomo ou empresário. Entendendo que este vetor é composto de responsabilidade social, disciplina, permanente estado de alerta, desconforto, conhecimentos novos, equilíbrio entre vida profissional e privada, compreensão dos ambientes local, regional e nacional entre outras variáveis. A prática dessas variáveis é simplesmente primordial e indispensável.

Recentemente ocorreu na nossa cidade o Trakto Show Penedo, que entre vários temas o empreendedorismo também foi evidenciado como um deles, sendo realizadas diversas palestras e mesas redondas sobre o assunto, com a participação de empreendedores, locais, regionais e nacional que alcançaram sucesso e hoje são empresários que conduzem, com sucesso, seus empreendimentos consolidados ou em fase de desenvolvimento.

Neste evento os participantes pretendentes a iniciar negócios próprios tiveram a oportunidade de confirmaram, nas diversas palestras, mesas redondas e outros trabalhos realizados, que a trajetória começa com um sonho e o primeiro desafio é o paradoxo pessoal do medo da mudança versus a confiança de ter perfil alinhado a dificuldades diárias, crescentes e permanentes. Os que decidem iniciar a nova jornada têm que possuir um conhecimento de suas qualidades e de suas limitações, pois a direção do sucesso, como já afirmamos, é um permanente estado de estudo, observação, reflexão, responsabilidade, disciplina, rede de contatos profissional e particular entre outras habilidades necessárias para alcançar, manter e progredir com sucesso perene.

Entre as diversas palestras realizadas destacamos as de Fernando Peron e Thomas Gouveia de Assis, que expuseram com uma comunicação simples, objetiva e eficiente, os fatores que os conduziram para alcançar sucesso nos ambientes de seus negócios (hamburgeria e bar), que detêm muitos concorrentes e são muito sensíveis a diversas ameaças externas incontroláveis, sendo a mais recente e extremamente excepcional, anormal e longa a Covid 19, mas que com destacável resiliência conseguiram transpor dando continuidade ao crescente desenvolvimento de suas empresas.

Também participaram socializando suas experiências os empresários locais Alexandre Malta (Biscoito Caseiro D’Lícia), Flávio Cruz (Cerveja e Chopp artesanais), Tatiana Nascimento (Coco Bom) e Jaqueline Alencar (Logil Ótica).

Não podemos deixar de comentar a ausência, neste evento e em outros anteriores, de empresários locais que conseguiram alcançar sucesso nos seus empreendimentos e destaco neste rol José Severino dos Santos Junior (Prestek) e Bruno Maia (Ponto Frio). Para os participantes que compareceram ao evento, com a intenção de empreenderem em atividades empresariais, foi uma ótima oportunidade de conhecer o comportamento profissional de empresários que iniciaram suas empresas a partir dos seus sonhos e apesar das dificuldades iniciais que enfrentaram prosperaram neste ambiente competitivo e hostil tornando-se exemplos para quem também deseja sucesso nos seus empreendimentos.

Saindo deste ambiente aparentemente comum no imaginário de muitos, entramos em uma realidade completamente diferente, onde a maioria dos empreendedores não se tornam empresários e as pesq uisas e o nosso entorno mostram que somente uma minoria torna seus empreendimentos em sucesso e pouquíssimos são aqueles que transcendem suas fronteiras territorial, atuando em mercados circunvizinhos, regionais e raros os que se tornam fornecedores de produtos e serviços no âmbito nacional. É aqui que se diferencia empreendedor do empresário, pois enquanto o primeiro integra um grupo amplo e indefinido, o segundo grupo é integrado por aqueles que são inovadores e prosperam em ambientes adversos em contínuas mudanças.

Tenho muito respeito àqueles que preferem permanecer onde estão e geralmente estão empregados em empresas públicas ou privadas, sendo profissionais muito competentes e talentosos, que provavelmente realizarão belas carreiras nas empresas que trabalham ou em outras, mas este grupo é assunto para outra ocasião.

Por ser relevante, acredito que a causa principal do fracasso de empreendimento é quando ele se torna a única opção das pessoas que perdem seus empregos e ficam sem perspectivas de nova colocação no mercado, passando a realizar os serviços que fazia no emprego ou empregos anteriores como empresa ou profissional autônomo por questão de sobrevivência, passando a atuar no mercado sem nenhuma preparação prévia do que o espera no ambiente de negócios. Quem dera que a Associação dos Jovens (ou não) Empreendedores de Penedo minimize essas ocorrências, qualificando quem deseja realizar seus sonhos empresariais para que vivam e comemorem suas evoluções.

Qual a tendência do futuro de um empreendimento se o empreendedor desconhece a informação mais elementar da continuidade do negócio: o cliente e como retê-lo, transformando-o em um divulgador do seu produto ou serviço? Os que conhecem transformam-se em empresários. exemplos foram mostrados no evento do Takto Show. Destarte os empreendedores que hoje são empresários inovadores que estão permanentemente em estado de alerta.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também