Buscando a permanência nas primeiras posições do Campeonato do Nordeste, o CRB enfrentou o Náutico, no Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), neste sábado (19) e ficou no empate em 0 a 0, pela abertura da quarta rodada da competição.
Devido às fortes chuvas que castigam o Nordeste nos últimos dias, o gramado dos Aflitos não resistiu e acabou prejudicando na apresentação dos dois times, deixando o jogo com pouca técnica. O CRB foi melhor na partida e poderia ter conquistado a vitória, mas os erros de finalizações contribuíram diretamente para a manutenção do resultado sem gols.
Com o empate, o CRB continua na vice-liderança do Campeonato do Nordeste com oito pontos. Já o Náutico tem apenas quatro pontos e mesmo assim, conseguiu ganhar uma posição na classificação geral, saindo da décima primeira para o décimo lugar.
Na próxima rodada, o CRB jogará em casa contra o Treze no Estádio Severiano Gomes Filho, em Maceió. Já o Náutico vai até o Frasqueirão em Natal para enfrentar o ABC na quinta rodada do Nordestão.
Início confuso
Tentando mostrar que o fato de jogar em casa fazia a diferença, o Náutico exerceu uma forte pressão inicial. Fora de campo, o time pernambucano recusou-se a trocar os uniformes que deixavam as duas equipes com a mesma predominância em campo. Depois de muita conversa e 12 minutos de atraso, os dois times resolveram chegar a um acordo e a partida pôde ser iniciada.
Dentro de campo, o CRB bem postado conseguia responder em lances rápidos deixando o jogo muito igual nos primeiros minutos. Na primeira oportunidade, o ataque do Timbu tentou surpreender o Galo com cruzamentos na área, mas a defesa do time alagoano, principalmente o zagueiro Toninho estava bem e fez o corte para escanteio.
O Náutico tinha a necessidade de vencer e o jogador Tiago Marín se movimentava bastante. No contra-ataque o meia chegou a entrar na grande área, mas Carlos Carioca estava atento e saiu corajosamente do gol. Aos 9 minutos, o CRB chegou pela primeira vez ao ataque, depois que a defesa do Náutico saiu errado, Renatinho arriscou um chute violento, mas Rodrigo Carvalho estava bem posicionado e defendeu bonito colocando para escanteio.
CRB surpreende e quase marca
A oportunidade desperdiçada motivou os jogadores do CRB que passaram a manter a posse de bola e valorizar ainda mais o resultado, pois jogava fora de casa. O atacante Paulinho Marília quase marcou um lindo gol, tentando cobrir o goleiro Rodrigo Carvalho, mas a bola ganhou outra direção, passando por cima do travessão.
Demonstrando mais interesse em chegar à vitória, o CRB passou a apresentar um futebol envolvente e conseguia criar as oportunidades. Mesmo assim, o Náutico quase abriu o marcador. O volante Nilson fez grande jogada e descobriu Erick ao realizar um lançamento perfeito, o atacante conseguiu dominar, mas chutou errado para fora.
Aos 31 minutos, o Náutico já conseguia apresentar um melhor futebol e novamente desperdiçou uma grande oportunidade de abrir o placar. O lateral João Ananias tocou para o meia Geovanni que inteligentemente percebeu a entrada de Thiago Lima, mas o atacante do Timbu desperdiçou.
Segundo tempo melhor e CRB continua pressionando
Na segunda etapa, os dois times voltaram com a mesma postura, mas o Náutico mostrava um pouco mais de presença no ataque, marcando mais a saída de bola. No primeiro lance, Thiago Marín tentou surpreender, mas Carlos Carioca defendeu. Sem perder tempo, o Timbu teve outra oportunidade na sequência. Thiago Lima chutou forte e a bola caprichosamente foi para fora, assustando o CRB.
O técnico Celso Teixeira promoveu a primeira mudança no CRB, colocando Edson Di no lugar de Paulinho Marília. A mudança foi produtiva, pois o time regatiano ganhou mais velocidade no ataque. Assim que entrou Edson Di desperdiçou uma boa oportunidade depois de uma boa jogada entre Edmar e Renatinho.
As laterais do CRB passaram a participar mais do jogo. O lado esquerdo com Renatinho chegava constantemente ao ataque. Em outra grande jogada o ala serviu Edson Di que percebeu a entrada de Edmar, mas na tentativa o chute acabou saindo sem direção e Rodrigo Carvalho apenas acompanhou a saída da bola.
Pelo ritmo colocado no jogo, o CRB já merecia marcar o primeiro gol, mas os erros de conclusão atrapalhavam na abertura do placar. Edson Di deu uma nova “cara” ao time regatiano, mas faltava o gol e na metade da segunda etapa, o placar continuava sem ser movimentado.
Celso coloca Ítalo e administra empate
Sem conseguir marcar, o CRB passou a se preocupar em administrar o resultado que também era interessante. O técnico Celso Teixeira, na última substituição, deixou claro que o empate também estava dentro dos planos diante das circunstâncias e colocou em campo o zagueiro Ítalo no lugar do habilidoso Ewerton.
Na última oportunidade, o Náutico teve uma boa oportunidade quando o lateral João Ananias foi até a linha de fundo e tentou o cruzamento, Thiago Lima tentou se antecipar a marcação e acabou sendo bloqueado no momento da conclusão e o resultado foi mesmo um empate sem gols numa noite fria no Recife.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 0x0 CRB
Campeonato do Nordeste (4ª Rodada)
Estádio: Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), em Recife-PE
Data/hora: 19/06/2010 – 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Lenilson de Lima (RN)
Auxiliares: Luiz Carlos Câmara Bezerra (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN)
Cartões amarelos: Thiago Marín (Náutico) e Amaral (CRB) – 1º Tempo; Thiago Lima (Náutico)
Náutico – Rodrigo Carvalho; João Ananias, Wallace, Saulo e Wellington; Nilson, Marcelo, Thiago Márin (Diego Costa) e Giovanni (Dinda); Thiago Lima e Erick (Tiaguinho)
Técnico: Sérgio China
CRB – Carlos Carioca; Leandro, Toninho e Pedrosa; Amaral, André Silva, Jhonnatan, Ewerton (Ítalo) e Renatinho; Edmar (Ivan) e Paulinho Marília (Edson Di)
Técnico: Celso Teixeira