As emoções do 23º Campeonato Brasileiro de Jet Ski começam neste sábado, na praia Alegre, em Penha, no litoral de Santa Catarina. As disputas da primeira das quatro etapas previstas prosseguem no domingo. Participarão cerca de 60 pilotos dos Estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná, além de convidados do Uruguai e Bolívia.
A programação neste sábado da primeira etapa do 23º Campeonato Brasileiro de Jet Ski começa às 9 com as inscrições dos pilotos e vistoria. Das 12 às 13h30 estão marcados os treinos oficiais e às 14 horas será realizada a primeira série de bateria do circuito fechado. Às 16 horas está prevista a primeira série do Freestyle e às 17 horas a tomada de tempo da Super Course.
No domingo, a movimentação tem início às 11 horas com a disputa da categoria Super Course, às 13 horas, acontece a disputa da segunda série de baterias do circuito fechado. A partir das 15 horas, os pilotos inscritos no Freestyle fazem a segunda série de apresentações. Na seqüência haverá a entrega de prêmios.
O 23º Campeonato Brasileiro de Jet Ski também definirá os pilotos que representarão o Brasil no Campeonato Mundial, programado para o período de 3 a 10 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).
Um dos destaques do 23º Campeonato Brasileiro de Jet Ski é o catarinense Alessander Lenzi, de Jaraguá do Sul, que tentará garantir o 13º título nacional consecutivo na categoria Freestyle Profissional. Ele está ainda mais empolgado nesta temporada, depois da conquista, em outubro, do bicampeonato mundial, nos Estados Unidos.
Um dos principais nomes da modalidade, Lenzi explicou que estará com novo equipamento e promete manobras novas, que certamente vão levantar a torcida.
O baiano Bruno Jacob, de Salvador, também vai estrear novo equipamento e acredita que poderá fazer uma grande temporada no Freestyle Profissional. Treinou forte para a estreia, além de ter realizado diversas apresentações pelo Nordeste, como preparação para o Brasileiro. Seu objetivo é voltar novamente ao Campeonato Mundial, que disputou em 2009. O gaúcho Alexandre Buneder, de Porto Alegre, é um jovem piloto que vem se destacando, foi campeão da categoria Freestyle Amador em 2008 e tentará garantir um bom resultado na estreia, em Penha.
No Freestyle Amador também terá a presença da família Lenzi. A jovem Gabriella, filha de Alessander, inicia a luta pela conquista do bicampeonato. Seu primo Allan Lenzi, terceiro colocado em 2009, também vai competir no final de semana.
O paulistano Denísio Casarini Filho foi o destaque de 2009 no Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Campeão mundial em três categorias na temporada 2007, conquistou os títulos nacionais nas quatro categorias que disputou (Runanout 1800 Modified, Runabout 1800 Stock Profissional, Super Course Stock e Super Course Profissional, nesta última foi pentacampeão). Nesta edição do Brasileiro, competirá na GP Runabout Turbo, GP Runabout Aspirado, GP Super Course, Stock Profissional e Super Course Stock.
Um de seus principais adversários é o goiano Célio Vinícius, sete vezes campeão mundial e com dez títulos brasileiros. É um dos principais pilotos do país, muito rápido e na temporada passada ficou com o vice-campeonato na categoria Runabout 1800 Modified e terceiro na Super Course Profissional e na Super Course Stock. Este ano quer retomar a conquista de títulos.
Outro destaque no 23º Campeonato Brasileiro de Jet Ski é Alain Borges, do Mato Grosso, radicado em São Paulo. É um piloto experiente e na temporada passada ficou em terceiro lugar na categoria Runabout 1800 Modified, considerada a Fórmula 1 da modalidade, além do vice na Runabout 1800 Stock.
A paulistana Brunna Luz foi a revelação da temporada 2009, conquistando o título brasileiro na categoria Runabout 1800 Stock e terminando em quarto lugar na Runabout Júnior. Disputou pela primeira vez o Campeonato Mundial e foi quarta colocada Ela imprime um ritmo forte na corrida e não se intimida com os adversários. Seu objetivo é fazer uma temporada melhor que a de 2009. Disputará a Runabout 1800 Stock e, possivelmente a Runabout GP.
O goiano Alzamor Tomaz é outro que entra como favorito no 23º Campeonato Brasileiro de Jet Ski, principalmente depois da performance na temporada passada, quando foi campeão da categoria Runabout 800 Modified. Venceu cinco das dez baterias disputadas e obteve três segundos lugares. Agora vai brigar pelo bicampeonato. O uruguaio Fabian Teliz também está entre os favoritos da competição e tentará o bicampeonato na categoria Runabout 800 Stock.
