×

Cultura

Emoção marca solenidade de passagem da ?Comenda Imperial Ordem da Rosa?

Evento foi realizado nesta segunda, no Salão Nobre do Theatro

Em uma cerimonia emocionante, foi realizada na noite desta segunda-feira, 19, na cidade ribeirinha a solenidade de passagem da ‘Comenda Imperial Ordem da Rosa’, momento em que a família de Carvalho Sobrinho entrega para os penedenses a posse do título.

A honraria era concedida pelo Imperador D. Pedro I, a militares e civis, nacionais e estrangeiros, diante da sua fidelidade ao império, bem como, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

A doação foi realizada no Salão Nobre do Theatro Sete de Setembro e teve a iniciativa da família do português Manoel Pereira Carvalho Sobrinho, em nome de suas tataranetas, Elza Maria Berredo Peixoto, Ana Luiza Berredo Leal Ferreira e Maria Cecília Berredo Gibbs.

O agraciado com o título, na época, residia em Penedo e foi o fundador da Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, que posteriormente idealizou o Theatro Sete de Setembro.

Amigos, familiares e personalidades da cidade ribeirinha estiveram presentes no evento que foi regado de muita emoção. Para o secretário de Cultura de Penedo, Jorge Seixas, este momento é muito importante para a cidade.

“Carvalho Sobrinho foi uma pessoa muito importante para o Império. Deixou um legado em nossa cidade e ainda é reconhecido pelos seus feitos. Um grande exemplo é o nosso Sete de Setembro, com a sua bela e imponente arquitetura. O primeiro teatro de Alagoas. Reputo como sendo um grane momento para nós. A partir desta segunda, passaremos a guardar o reconhecimento do Imperador, para uma pessoa que morou em Penedo e foi reconhecida pelos seus préstimos ao Estado. Vamos proteger esta homenagem com muito respeito”, concluiu.